Natação brasileira abre Santiago 2023 com dois ouros e seis medalhas no total

A natação brasileira apresentou um belo cartão de visitas no primeiro dia de competições dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Neste sábado (21), os atletas brasileiros conquistaram seis medalhas no Centro Aquático Poliesportivo de Santiago: dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Os principais destaques foram Guilherme Costa, campeão nos 400m livre, e o revezamento 4x100m livre masculino, que garantiu o sétimo título pan-americano consecutivo.

Foto: COB

O dia começou com uma dobradinha brasileira no pódio dos 400m livre feminino. Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto garantiram as medalhas de prata e bronze, respectivamente, com os tempos de 4m06s68 e 4m06s88.

Foto: COB

Na sequência, um show de Guilherme Costa, o “Cachorrão”. Também nadando os 400m livre o brasileiro conquistou o primeiro ouro da natação brasileira nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 ao cravar a marca de 3m46s79, novo recorde pan-americano da prova.

“Gostei muito da prova. Nadar para 3m46 foi uma marca boa e eu espero continuar evoluindo para chegar bem no Mundial em fevereiro e posteriormente nos Jogos Olímpicos. Sei que terei de nadar perto do recorde mundial e estou me preparando para isso”, pontuou Guilherme.

Foto: COB

Pouco tempo depois foi a vez de Leonardo de Deus cair na água para a final dos 200m borboleta, prova que ele brigava para se tornar tetracampeão pan-americano. O ouro não veio por pouco, mas Léo garantiu a prata ao marcar o tempo de 1m57s25. Com essa medalha, ele se junta a Gustavo Borges e Thiago Pereira com quatro medalhas pan-americanas numa mesma prova em edições dos Jogos.

Foto: COB

Os revezamentos brasileiros fecharam o dia com mais duas medalhas para o Brasil. No 4x100m livre feminino, Ana Carolina Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante e Celine Bispo (além de Lorrane Oliveira, que nadou as eliminatórias) ficaram com a medalha de bronze com o tempo de 3m39s94, atrás apenas de Canadá (3m37s75) e Estados Unidos (3m38s42), ouro e prata, respectivamente.

Foto: COB

Logo depois o revezamento masculino fez história ao conquistar o sétimo título consecutivo dos Jogos Pan-americanos nos 4x100m livre. Em Santiago, o time composto por Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro (além de, Breno Correia, que nadou as eliminatórias) fez o tempo de 3m13s51 para garantir a medalha de ouro. Estados Unidos (3m14s22) e Canadá (3m15s83) completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“Todos estamos de parabéns, é uma prova tradicionalíssima, que o Brasil tem muita tradição. É um orgulho muito grande para nós quatro, para o Brasil, ganharmos de novo essa prova”, comemorou Chierighini, que há muito nada o revezamento 4x100m e é o mais experiente da equipe.

Em Stella Maris, Geraldo anuncia proposta para modernizar conjuntos habitacionais mais velhos

Em mais um encontro territorial do "Pensar Salvador", realizado no bairro de Stella Maris, na orla de Salvador, o pré-candidato Geraldo Júnior (MDB) anunciou...

Trens da França são incendiados a poucas horas da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A SNCF - Sociedade Nacional de Estradas de Ferro informou que, nesta sexta-feira (26/06), a empresa pública ferroviária francesa sofreu um "ataque massivo de...

Em Stella Maris, Geraldo anuncia proposta para modernizar conjuntos habitacionais mais velhos

Em mais um encontro territorial do "Pensar Salvador", realizado no bairro de Stella Maris, na orla de Salvador, o...
Fundação Jose Silveira

Em Stella Maris, Geraldo anuncia proposta para modernizar conjuntos habitacionais mais velhos

Em mais um encontro territorial do "Pensar Salvador", realizado no bairro de Stella Maris, na orla de Salvador, o...

Trens da França são incendiados a poucas horas da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

A SNCF - Sociedade Nacional de Estradas de Ferro informou que, nesta sexta-feira (26/06), a empresa pública ferroviária francesa...

“TRABALHOU, TEM MEU APOIO”: Moradores de Candeias elogiam gestão de Pitágoras e Eriton Ramos apresenta novo programa

O pré-candidato a prefeito de Candeias, Eriton Ramos (PP), apoiado pelo atual gestor, Dr Pitágoras, segue visitando distritos e...

DESMANCHE DE CARROS: PM pega quadrilha com a boca na botija em Sussuarana

Na noite de quinta-feira (25/07), durante a realização da Operação Força Total, policiais militares do Batalhão de Policiamento de...