Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

‘R7’ uniu facções em guerra contra CV pela ‘rota do São Francisco’ e tem “ruma de negócios” em Irece

Preso no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (27/10), João Ricardo Cardoso Mota, o ‘R7’, é uma das principais lideranças do Bonde do Maluco (BDM) na Bahia. O homem é apontado como ‘torres’ da facção que nasceu na cidade de Mulungu do Morro junto com o co-fundador do grupo, Ednaldo Freire Ferreira, 41 anos, conhecido como ‘Dadá’, que foi liberado da cadeia em 1º de outubro durante o plantão judiciário do desembargador Luiz Fernando Lima, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Ambos eram bastante ligado ao finado Zé de Lessa.

A fonte do Informe Baiano revelou que ‘R7’ tem “uma ruma de negócios na região de Irecê”. “É muita coisa: açougue, mercado, plantação de cebola e tomate, embarcações. Tem até negócio com políticos. Você não tem noção desse buraco”, conta a fonte do IB.

“Aqui está uma guerra da p*** pela rota do tráfico. Ele conseguiu unir BDM/PCC/TCP contra o Comando Vermelho. O Rio São Francisco hoje é a maior rota do tráfico do Nordeste. A transposição parou para não abaixar o nível de água do rio. Isso dificultaria a navegação”, pontua.

O homem é também parceiro de Geonário Fernandes Pereira Moreno, o Genaro, uma das lideranças do Terceiro Comando Puro (TCP), que atua em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O IB descobriu ainda que as três mortes ocorridas recentemente na cidade de Ibotirama e os barcos incendiados tem relação com a guerra entre as facções criminosas. “Chega muita coisa ali por Minas Gerais também”.

“Os barcos que tocaram fogo lá foi do pessoal que não quer trabalhar para o tráfico. Ninguém aguenta mais. São cidades portuárias. Há um aumento da criminalidade em Irecê, Xique- Xique e inclusive tem um traficante cabeça-cara do BDM em Barra”, finaliza a fonte do IB.

Operação Ancorar

Além de ‘R7’, a investida prendeu 12 homens envolvidos com o trafico de drogas e mais de 20 homicídios ocorridos nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Barro Preto, no sul e extremo sul do estado, tiveram mandados de prisão cumpridos nesta sexta-feira (27/10). As capturas aconteceram no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia, durante as ações da Operação Ancorar, deflagrada pelos Departamentos Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Inteligência Policial (DIP) e de Polícia do Interior (Depin).

Outra liderança importante do grupo é Kaic Cardoso Oliveira, conhecido como ‘Kaká’, que seria o 02 e braço financeiro. Ele foi achado na cidade de Santana da Parnaíba, em São Paulo.

WhatsApp Image 2023 10 27 at 14.48.47
Kaic Cardoso Oliveira, conhecido como ‘Kaká’

Na Bahia, os mandados foram cumpridos na região de Itabuna, Ilhéus e no presídio feminino em Salvador. Quarenta e três mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, drogas apreendidas, documentos e anotações de movimentações financeiras.

“Além da liderança, o braço financeiro do grupo foi desarticulado. Os presos dos outros estados serão recambiados para a Bahia”, explicou o diretor do Denarc, delegado José Bezerra Alves.

Chefões do crime na Bahia são presos no Rio e em São Paulo

 

Vítimas de triplo homicídio em Buritirama são identificadas e PCC seria responsável por ataque

TORRE DO BDM: preso com SW4 é solto durante plantão judiciário

STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

O Supremo Tribunal Federal (STF), através de uma decisão do ministro Dias Toffoli, anulou nesta terça-feira (21/05) todas as sentenças contra o empresário Marcelo...

SAC Móvel oferece atendimento gratuito em Cruz das Almas, na quinta e sexta-feira (23 e 24)

O SAC oferece um atendimento totalmente gratuito em Cruz das Almas, a 138 km de Salvador. Os serviços disponíveis são RG, antecedentes criminais, Ouvidoria...
Fundação Jose Silveira

STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

O Supremo Tribunal Federal (STF), através de uma decisão do ministro Dias Toffoli, anulou nesta terça-feira (21/05) todas as...
Prefeitura Porto Seguro

STF anula decisões da Lava Jato contra Marcelo Odebrecht

O Supremo Tribunal Federal (STF), através de uma decisão do ministro Dias Toffoli, anulou nesta terça-feira (21/05) todas as...

SAC Móvel oferece atendimento gratuito em Cruz das Almas, na quinta e sexta-feira (23 e 24)

O SAC oferece um atendimento totalmente gratuito em Cruz das Almas, a 138 km de Salvador. Os serviços disponíveis...

Seades entrega kits e lança livro para reforçar proteção de crianças e adolescentes na Bahia

A apresentação do coral de jovens estudantes da Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara, marcou, nesta terça-feira (21), a entrega...

TUDO ALAGADO: Chuva causa transtornos em Cassange; veja vídeos

Moradores da Rua Norte 1 e 2, no Parque São Cristóvão e Cassange em Salvador, registraram o momento em...