Exemplo de imagem responsivaGoverno do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Prefeito autoriza construção de três unidades de beneficiamento de mel em Euclides da Cunha

O prefeito Luciano Pinheiro, juntamente com a secretária municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Maria Djalma Abreu, assinou a ordem de serviço autorizando a construção de três unidades de beneficiamento de mel no município. Com investimento próprio na ordem de R$300 mil, as estruturas serão instaladas nas comunidades de Serra Branca e Varzinha, Muriti e Curralinho II.

A secretária, que coordena o projeto SóAPIS, iniciativa do município para organizar a cadeia produtiva do mel e gerar trabalho e renda, disse que o momento representa mais uma grande vitória para os apicultores. “Com certeza, a partir de agora nós vamos alavancar ainda mais a atividade, com estas estruturas que serão montadas para beneficiar o mel em Euclides da Cunha. É um dia especial”, disse.

Quem também está celebrando a novidade é o apicultor euclidense Edenilson Miranda, beneficiado pelo SóAPIS. “Para mim a apicultura está sendo uma coisa fascinante na minha vida, estou me apaixonando a cada dia. Não vou dizer que vivo da apicultura, ainda, porque viver é uma coisa e sobreviver é outra. Hoje eu posso dizer que sobrevivo da apicultura, é tanto que, graças a Deus, primeiramente, e às abelhas eu conquistei a minha casa e estou muito feliz, muito satisfeito mesmo”, revela.

Embora os números oficiais apontem para outros municípios da região, é de Euclides da Cunha de onde sai a maior produção de mel. Pelo levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, são mais de 80 toneladas do produto extraídas anualmente. Isso acontece porque apicultores de Tucano, Cícero Dantas e Ribeira do Pombal, por exemplo, trabalham com a apicultura migratória, ou seja, os apiários estão instalados nas terras euclidenses, mas a produção não é contabilizada como local.

Com a construção das unidades, essa realidade vai mudar, principalmente porque elas serão certificadas pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), o que amplia as oportunidades e abre mercado para comercialização. “Esse governo constrói uma sociedade mais justa com várias mãos, e essa união tem feito a diferença. Esse presente é para todos vocês, e que vocês façam bom uso. Que daqui vocês possam criar suas famílias, possam se desenvolver e também desenvolver a economia do seu povoado”, disse o prefeito.

A assinatura da ordem de serviço aconteceu durante o 3º Encontro Apícola Interterritorial de Euclides da Cunha, que aconteceu no município no dia 09 de novembro com a presença de centenas de apicultores locais, de diversas cidades da Bahia e dos estados de Sergipe e Pernambuco.

Prefeitura Luis Eduardo Magalhães
Prefeitura Porto Seguro

Brasil tem mais de um milhão de casos de dengue este ano

Desde o início do ano, o Brasil registrou 1.017.278 casos prováveis de dengue e 214 mortes confirmadas pela doença....