Escolas estaduais potencializam ações voltadas à educação antirracista no Novembro Negro

Para marcar o Dia da Consciência Negra (20), a Secretaria da Educação do Estado realizará o painel “Experiências, educação antirracista, luta e liberdade”, na segunda-feira (20), a partir das 14h, no auditório do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os estudantes do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, apresentarão o projeto “Escrevivências afro-baianas”. Os alunos do Colégio Estadual Edith Ferreira da Fonseca, de Feira de Santana, irão trazer a exposição fotográfica “Pretitude em foco”, de autoria própria. Já os estudantes do Colégio Estadual Quilombola da Bacia do Iguape serão representados pelo Àjòdún do Quilombo – Festival de Literatura Negra. A atração cultural está garantida com o Afoxé Filhos do Congo.

Nas escolas, diversas atividades voltadas à educação para as relações étnico-raciais e à educação antirracista também estão sendo potencializadas neste mês de novembro. As iniciativas, que ocorrem durante o ano letivo como parte do currículo escolar, envolvem seminários; encontros pedagógicos; formações continuadas; aquisição de material pedagógico; apresentações artísticas e culturais; e rodas de conversas abordando, por exemplo, o desenvolvimento de projetos de iniciação científica em sala de aula.

As ações pedagógicas e afirmativas ultrapassam os muros das escolas e envolvem as famílias e as comunidades. Foi o que aconteceu nesta sexta-feira (17), quando foi apresentada a 3ª Marcha da Consciência Negra e Respeito à Diversidade do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Pernambués. Os estudantes saíram em caminhada do colégio até à Praça Arthur Lago. Embalados pelo som dos tambores, homenagearam personalidades negras, como Mariele Franco, e ergueram cartazes com frases como “Racismo não é piada”.

A professora de História, Dorismar Andrade, falou da culminância e do trabalho realizado desde o início do ano letivo. “Na primeira unidade, por exemplo, trabalhamos com o tema ‘As mulheres que marcaram a história no Brasil e no mundo’, em que cada turma pesquisou sobre uma personagem feminina que se destacou no passado e que, também, se sobressai na atualidade. O aluno se identifica enquanto raça, sujeito, cidadão, e, dessa forma, há uma elevação na sua autoestima”.

A estudante Emanuele Juliana de Jesus, 19 anos, se identificou com a cientista brasileira Jaqueline Góes, que integrou a equipe que mapeou os primeiros genomas do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. “O preconceito existe muito ainda e dói. Esta marcha é uma forma de acabarmos com isso, de ressaltarmos a importância do povo negro na História, melhorarmos nossa autoestima e a identificação com negras e negros que se destacaram, como a cientista Jaqueline por quem me sinto representada porque a Ciência é a minha área de preferência entre todas as disciplinas”, revela.

Interior – A mobilização acontece em toda a rede. O Colégio Estadual Eurídice Santana, em Marcionílio Souza, por exemplo, promoveu, nesta semana, a segunda edição do Festival Tamburi em Raízes Africanas, que ressaltou o resgate da representatividade dos antepassados vindos do continente africano. Já o Colégio Estadual de Tanque Novo, no município do mesmo nome, acontece o projeto “Novembro Negro: identidade, memória e culturas”, que apresenta reflexões sobre a luta e a inserção das populações negras na sociedade brasileira através de um viés histórico e contemporâneo. E no município de Urandi, os estudantes do Colégio Estadual de Urandi estão imersos no projeto “Consciência negra”, com o propósito da discussão e reflexão sobre temáticas como racismo, preconceito, discriminação e cotas raciais.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...