Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Gerente de trânsito dá dicas para evitar acidentes nas festas de final de ano

Com a aproximação do Natal e do Ano-Novo, muita gente já se prepara para viajar ou para confraternizar com familiares, se deslocando pelas vias da capital baiana ou mesmo pela estrada, em direção a outras cidades. Para prevenir os acidentes, o gerente de trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Antônio Neri, dá algumas dicas com o intuito de ajudar os motoristas a ter um deslocamento seguro durante o período.

Para as pessoas que vão viajar, as primeiras orientações de Neri dizem respeito à preocupação com o veículo. “É preciso fazer a revisão correta, com a troca de óleo e de filtros, verificar os freios e as condições dos pneus, evitar pneus carecas, verificar o estepe, que é o pneu para socorro, observando se ele está calibrado. Olhar se há água nos reservatórios, tanto o do limpador de para-brisa como do radiador. Então, se preocupar com a revisão completa do veículo é importantíssimo. Além disso, não esquecer a documentação do veículo: o CRLV, a habilitação do condutor e outros documentos pessoais”, conta.

Em relação ao condutor, o gerente diz que é essencial ter uma boa noite de sono, evitar comidas pesadas, de difícil digestão, e que dão sonolência. Evitar dirigir fadigado, após uma farra no dia anterior, por exemplo, e a cada 2 ou 3 horas de viagem, parar o veículo e fazer um alongamento. As pausas ao longo de uma viagem longa reduzem a fadiga, as dores musculares e aumentam a segurança na estrada. Ficar bem hidratado durante a viagem, com a ingestão de bastante água, também é um cuidado que deve ser lembrado.

Outra dica importante dada por Neri para quem vai viajar é conhecer a estrada. “Recomendo procurar saber com antecedência o destino final e a situação das estradas por onde vai trafegar. Se estiver chovendo, é essencial reduzir a velocidade e seguir com uma velocidade adequada ao tempo chuvoso, que pode ser inclusive um pouco mais baixa que aquela regulamentada para a via. Evitar a ultrapassagem em locais proibidos e ter muito cuidado com as ultrapassagens, de uma forma geral, mesmo onde é permitido fazer. E o mais importante, não ingerir bebida alcoólica se for assumir a direção do veículo”, orienta.

Tráfego urbano – Para quem vai ficar na cidade, além dos cuidados com o veículo, é muito importante não combinar álcool e direção e não exceder a velocidade da via. “Nos feriados, as vias estão mais vazias, com menos veículos trafegando, mas essa não deve ser uma condição que influencie o excesso de velocidade, pois essa é uma infração que traz sempre consigo o risco de envolvimento em sinistros de trânsitos. Então, o condutor deve sempre seguir as regras de trânsito e não se descuidar em relação a elas”, alerta Neri.

Outra recomendação importante tanto para quem vai viajar como para quem vai trafegar pela cidade é usar o cinto de segurança. Tanto o condutor como os passageiros e as crianças devem sempre usar o cinto de segurança ou o dispositivo de retenção adequado para cada idade do pequeno.

Segundo Neri, o que mais provoca acidentes no período festivo é a imprudência, que geralmente se materializa no excesso de velocidade, associado a outros fatores, como a desatenção e o uso de bebidas alcoólicas.

Fiscalização – Nos dias 24 a 26 de dezembro 2022, a Transalvador registrou 26 acidentes na capital baiana, com duas mortes. Para garantir mais segurança no trânsito e evitar os acidentes, a Transalvador mantém as blitze na cidade durante o período festivo e intensifica as operações de trânsito em locais de grande fluxo de veículos.

Homem é preso em flagrante por ameaçar e desacatar uma juíza

Um homem suspeito de ameaçar e desacatar uma juíza do fórum de São Sebastião do Passé foi preso em flagrante, na quarta-feira (22), por...

CHUVA DE TIROS: Homem executado no bairro de Fazenda Grande II

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira (23/05), por volta de 23h. O caso aconteceu no...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Homem é preso em flagrante por ameaçar e desacatar uma juíza

Um homem suspeito de ameaçar e desacatar uma juíza do fórum de São Sebastião do Passé foi preso em...
Prefeitura Porto Seguro

Homem é preso em flagrante por ameaçar e desacatar uma juíza

Um homem suspeito de ameaçar e desacatar uma juíza do fórum de São Sebastião do Passé foi preso em...

CHUVA DE TIROS: Homem executado no bairro de Fazenda Grande II

Um homem foi executado com disparos de arma de fogo na noite dessa quinta-feira (23/05), por volta de 23h....

Polícia Civil estoura laboratório de drogas em Camaçari

Estufas com ventilação e iluminação, materiais para cultivo de maconha, sementes, adubo, fertilizantes e caixas para embalar e comercializar...

MISTÉRIO! Adolescente de 15 anos abordada nos Barris e morta com vários tiros

Uma adolescente de 15 anos, identificada como Andressa da Cruz Bahia Silva, foi vítima de um ataque a tiros...