O Festival Virada Salvador 2024 chegou ao fim reunindo mais de 2 milhões de pessoas na Arena Daniela Mercury entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. Mesmo com a multidão que compareceu à orla da Boca do Rio para curtir as atrações, o evento foi marcado pela tranquilidade. Na saúde, a maioria dos atendimentos foi sem gravidade e, na segurança, houve redução de 32,7% das ocorrências registradas em relação à edição anterior do evento.
Nos cinco dias de festa, foram mais de 100 horas de música e mais de 100 atrações que passaram pelos quatro espaços: Palco Virada, Super Trio, Palco Brisa Divas e Escalada Eletrônica. O festival foi considerado um sucesso e, para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, foi o maior e o melhor de todos os tempos.
Além da geração de cerca de 5 mil empregos diretos, além de outros postos de trabalho indiretos, o festival mobilizou ainda diversos setores da economia e atraiu para Salvador milhares de turistas que vieram à capital baiana.
Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) totalizou 600 atendimentos realizados nos cinco dias. Do quantitativo, 85% foram de atendimentos clínicos (511 casos contabilizados, sem gravidade), sendo as principais causas relacionadas à tontura, náusea, cefaleia e dor abdominal; tiveram ainda 23 procedimentos cirúrgicos, 60 ocorrências relacionadas à ortopedia e seis acolhimentos de enfermagem.
Houve também 19 transferências de pacientes para unidades de retaguarda, além de 187 pessoas assistidas pelo acolhimento de serviço social nos módulos de saúde, o que inclui pacientes, familiares ou responsáveis.
Segurança – As atividades preventivas da Guarda Civil Municipal (GCM) foram ampliadas nessa edição do Virada Salvador, através do videomonitoramento, com apoio de 60 câmeras e drones, equipes de inteligência em campo, além da presença de mais de 600 agentes, que atuaram por meio de patrulhas, identificação de crianças, coleta de documentos perdidos, dentre outros serviços. O órgão registrou apenas 35 ocorrências, o que representou uma redução em cerca de 32,7% em relação ao ano passado, que somou 52 casos. Foram contabilizados ainda 853 patrulhamentos preventivos e 542 abordagens.
De acordo com os dados coletados pelo Núcleo de Estatísticas da GCM, através de informações do Centro Integrado de Inteligência, Controle e Videomonitoramento (Cicomv), 423 atendimentos foram registrados, sendo 259 destes relacionados diretamente a apoios aos diversos órgãos presentes no festival.
Outro ponto de atuação da GCM no festival foi a identificação de 2.990 crianças através de pulseiras, trabalho esse que foi ampliado, gerando um aumento de 75,5% em relação ao ano passado.
Documentos perdidos – Equipes da Guarda Civil catalogaram um total de 380 documentos e pertences pessoais, representando uma queda de 15,6% em relação ao mesmo período do ano anterior (450). A lista com os documentos estará disponível no site da GCM (www.gcm.salvador.ba.gov.br) e a devolução será realizada na sede do órgão, na Avenida General San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a partir desta quarta-feira (3), das 9h às 16h.
Para a devolução será necessário a apresentação de um outro documento oficial com foto ou o boletim de ocorrência.
Mobilidade – Aproximadamente 309,5 mil pessoas utilizaram o transporte público disponibilizado para a festa, de acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob). Além da frota regular, mais 267 ônibus reguladores deram apoio à operação.
Cerca de 1.510 táxis e 297 mototáxis transportaram uma média de 19 mil pessoas presentes no festival. Também foram realizadas blitze de combate ao transporte…