Prefeitura Municipal de Savaldor

Semob realiza ação especial para coibir o transporte escolar clandestino na capital baiana

Com o intuito de coibir o transporte escolar clandestino em Salvador e reforçar a segurança das crianças, a Secretaria de Mobilidade (Semob) lançou a campanha “Não Embarque Seu Filho Nesta Viagem”, na manhã desta sexta-feira (26). A ação consiste na plotagem de adesivos perfurados nos veículos de transporte escolar para orientar os pais sobre a importância de contratar esse serviço regulamentado e os riscos de entregar as crianças para um transportador clandestino ou não credenciado pela Prefeitura.

Cerca de 90 condutores de carros e vans escolares estiveram presentes no pátio da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) para aderir à campanha, dentre eles o motorista Cleiton Maciel de 55 anos, morador do Caminho de Areia e atuante na região da Cidade Baixa, que ressaltou a importância da iniciativa.

“Acho muito importante essa ação, pois o transporte clandestino de crianças, além de ser perigoso, também é desleal. Na maioria das vezes os veículos não são adequados, mas ainda assim muita gente prefere esse tipo de transporte por oferecer um custo baixo, desconsiderando totalmente a segurança’, explicou o trabalhador.

Titular da Semob, Fabrizzio Muller explicou que a campanha é uma grande aliada na preservação da vida. “Estamos preocupados em garantir a segurança das crianças e principalmente conscientizar os pais e também as escolas, que às vezes indicam transportadores não regularizados, sobre a necessidade de segurança que nós temos nesse tipo de transporte. Por isso, a Prefeitura tem todo um cuidado com os regulamentos, desde a cobrança de cursos, certidões e documentações até a verificação do condutor e segurança do veículo”, disse o gestor.

A fiscalização para coibir o transporte escolar irregular ocorre diariamente, nos perímetros das escolas de Salvador, onde são abordados e, se necessário, podem ser autuados e removidos ao pátio da Transalvador, tanto os clandestinos (não cadastrados) como os cadastrados que não foram aprovados na vistoria. O cidadão que perceber alguma infração pode fazer a denúncia através do Fala Salvador 156, informando a localidade e características do veículo e do condutor.

Prefeitura Municipal de Savaldor
Fundação Jose Silveira

Homem perde a direção do veículo, capota e pai e filho morrem em acidente da BA

Um acidente tipo capotamento foi registrado no fim da tarde de segunda-feira, 19, na rodovia BA 381, trecho que...