A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) divulgou na última terça-feira (27/02) que o fornecimento de água em Salvador e Região Metropolitana foi reduzido devido às fortes chuvas, que alteraram as características da água bruta na barragem no Rio Joanes 2.
Morador do bairro de Tancredo Neves, Valmy Campos, de 26 anos, que se tornou pai recentemente, afirmou que a falta de água tem o prejudicado. “Está me atrapalhando muito, eu tenho um bebê recém-nascido em casa. Eu tenho que buscar água na casa de minha mãe, pois o deslocamento é muito longe, e minha casa não tem tanque”, desabafou
Já Mariedna da Conceição, 42 anos, residente do bairro de Pernambués, afirmou que está há três dias sem água, o que é uma situação recorrente. “Aqui sempre anda faltando água, mas três dias nunca aconteceu, a Embasa deveria ter mais responsabilidade com a população”, disse.
Segundo a Embasa, essa ação seria necessária para garantir que a água distribuída permaneça dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O fornecimento de água para Salvador e parte da RMS ocorre com oferta reduzida para garantir a qualidade.
As áreas mais afetadas foram Salvador, Simões Filho, Lauro de Freitas, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde e as ilhas de Salvador (ilha de Maré, dos Frades e Bom Jesus dos Passos).