Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Hospital da Mulher conscientiza sobre prevenção do câncer do colo do útero

Referência em cuidados à saúde da mulher, o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos reforça, durante a campanha Março Lilás, a importância da prevenção e cuidados ao câncer do colo do útero.

Terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o mais prevalente entre o público feminino no Brasil. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram estimados 17.070 novos casos da doença para o triênio 2023-2025.

Através do Serviço de Oncologia Clínica (Tratamento com Amor), o Hospital da Mulher oferta tratamento integral para a doença. “Todas as indicações de cirurgias, das mais simples às mais complexas, além da quimioterapia, são realizadas aqui no Hospital da Mulher”, destaca o oncologista Dyego Nunes.

O câncer de colo do útero é causado pela replicação desordenada das células que fazem o seu revestimento e pode comprometer até mesmo órgãos distantes. São diversas as causas do câncer do colo do útero, como as externas, a exemplo do estilo de vida levado pela mulher, e também as internas, como hormônios e mutações genéticas. “Geralmente é uma doença que tem uma instalação mais prolongada, então existem lesões pré-cancerígenas, que podem ser detectadas e tratadas de uma forma precoce; mas se não detectadas, com o passar do tempo, podem evoluir para lesões malignas”, explica Dyego.

Como forma de prevenção, o profissional recomenda que o exame preventivo Papanicolau seja feito anualmente, a partir do início da vida sexual. A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) também é uma opção indicada. Se detectado inicialmente, o tratamento comumente é realizado através de cirurgias simples. Em casos mais avançados, a quimioterapia também pode ser recomendada.

A paciente Norma Maria de Moura, natural do município de Tucano, realiza tratamento para a doença no Hospital da Mulher. “Desde a primeira vez que vim aqui no Hospital da Mulher, fui muito bem recebida pelas enfermeiras, todos os médicos foram bastante atenciosos comigo. E se eu pudesse dizer algo para alguém, seria para que tenha fé em Deus para vencer esta doença, porque com Deus na frente tudo se vence”, compartilhou.

Cocaína e crack são apreendidos pela PM em Itabuna

Policiais militares do 15º BPM e da Cipe Cacaueira apreenderam, na manhã de sexta-feira (12), cocaína e crack em Itabuna. Os pms realizavam ações de...

Corrida Tiradentes realiza 45ª edição no domingo (14)

A Polícia Militar da Bahia realiza, na manhã de domingo (14), mais uma edição da tradicional Corrida Tiradentes, na Cidade Baixa. A corrida, que...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Cocaína e crack são apreendidos pela PM em Itabuna

Policiais militares do 15º BPM e da Cipe Cacaueira apreenderam, na manhã de sexta-feira (12), cocaína e crack em...
Fundação Jose Silveira

Cocaína e crack são apreendidos pela PM em Itabuna

Policiais militares do 15º BPM e da Cipe Cacaueira apreenderam, na manhã de sexta-feira (12), cocaína e crack em...

Corrida Tiradentes realiza 45ª edição no domingo (14)

A Polícia Militar da Bahia realiza, na manhã de domingo (14), mais uma edição da tradicional Corrida Tiradentes, na...

Decisão do STF dificulta abordagens preventivas da PM e pode aumentar crimes

O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu em sessão, na última quinta-feira (11/04), que a abordagem policial e a revista...

Anfavea quer volta do Salão do Automóvel

O presidente da Associação Nacional de Veículos Automotores, Mário de Lima Leite, disse nesta sexta-feira (12) que o Salão...