Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Sepromi celebra o mês das mulheres com ações de fomento ao empreendedorismo negro feminino

Como parte das celebrações do mês da mulher, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realiza, ao longo de março, uma série de atividades para fortalecer a geração de renda e promover a autonomia econômica feminina. A agenda inclui lançamento de projetos de fomento ao empreendedorismo negro, feiras para comercialização de produtos e ações formativas.

A programação começou no dia 1º, com a abertura do projeto executado pela União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (Uapac), cujo objetivo é promover a aquisição de equipamentos e insumos para ampliação do Restaurante Comunitário Recanto Sabores da Terra, fortalecendo a inclusão social e o empoderamento econômico, principalmente de mulheres negras monoparentais. A iniciativa é uma das 25 selecionadas no Edital de Empreendedorismo Negro da Sepromi, que recebeu um investimento total de R$ 4,2 milhões para incentivar o desenvolvimento de negócios liderados por pessoas negras na Bahia.

Outro projeto contemplado no certame começa nos dias 15 e 16 de março, no município de Castro Alves, no Recôncavo baiano. Durante a Feira Literária do Poeta (Flipo), a Associação das Donas de Casa da Bahia inaugura o circuito de feiras territoriais do empreendedorismo negro, dando destaque à produção das mulheres. Até o final de março, 17 projetos contemplados na chamada pública iniciarão as atividades, com ações voltadas para as mulheres negras nos municípios de Salvador, Maraú, Ilhéus, Camaçari, Remanso e Santo Antônio de Jesus.

Afrocolab

Localizada no Piso L1 do Salvador Shopping, a loja colaborativa do afroempeendedorismo, Afrocolab, também integra as comemorações. O espaço criado pelo Governo do Estado, por meio da Sepromi, reúne 93 marcas de moda, decoração e estética. Até o próximo dia 31, a vitrine da loja dá visibilidade à produção feminina, como parte do projeto “Mulheres Lideram o Empreendedorismo”, que está sendo executado pelo centro comercial.

Em parceria com o projeto Empodera Ela, a Afrocolab estará presente ainda, entre os dias 8 e 22 de março, no piso L2 do Shopping da Bahia, em uma agenda de palestras, rodas de diálogos e exposição de produtos de mulheres empreendedoras.

Feira Saúde Mais Perto

A Arena Fonte Nova, na capital baiana, será palco da Feira Saúde Mais Perto – Março de Todas as Mulheres, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A Sepromi também participa do evento, no período de 8 a 10 de março, com os serviços do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Feira de Empreendedorismo de Mulheres Negras, Indígenas e Quilombolas, rodas de conversa sobre saúde e oficinas de estética.

Expo Mulher

Já o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) foi o espaço escolhido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) para a realização da Expo Mulher, que acontece até amanhã (8).

Durante o evento, a Sepromi e a Desenbahia realizam inscrições para o Crediafro, linha de crédito destinada a empreendedores negros e negras, com oferta de R$ 10 milhões e juros de apenas 1% ao mês.

RINDO DE NERVOSO! Mulher tem crise de riso durante assalto em farmácia de Vitória da Conquista

Uma situação inusitada aconteceu durante um assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Uma mulher teve uma "crise de riso" após um...

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o público da faixa etária de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

RINDO DE NERVOSO! Mulher tem crise de riso durante assalto em farmácia de Vitória da Conquista

Uma situação inusitada aconteceu durante um assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Uma mulher teve uma...
Fundação Jose Silveira

RINDO DE NERVOSO! Mulher tem crise de riso durante assalto em farmácia de Vitória da Conquista

Uma situação inusitada aconteceu durante um assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Uma mulher teve uma...

Salvador amplia faixa etária para vacinação contra a dengue nesta terça-feira (23)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador amplia nesta terça-feira (23) a vacinação contra a dengue para o...

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula

Pé-de-Meia terá 1,2 milhão de estudantes a mais, anuncia Lula Ricardo Stuckert/PR Lançamento do Acredita: Lula anunciou novidades também para...

Falso professor é preso em flagrante em universidade federal no interior da Bahia

Um homem foi preso em flagrante suspeito de se passar por um professor da Universidade Federal do Sul da...