Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Anvisa autoriza empresa a importar células germinativas e embriões

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a empresa Feher Serviços a desempenhar atividades essenciais de importação, transporte e distribuição de células germinativas, tecidos e embriões humanos no Brasil.

“A análise da agência tem como objetivo assegurar a qualidade e a segurança do material importado. A autorização garante que a empresa cumpre as normas de Boas Práticas em Células Germinativas, Tecidos Germinativos e Embriões Humanos”, informou a Anvisa.

De acordo com a agência, a empresa poderá realizar a importação de amostras seminais dos seguintes bancos estrangeiros: Seattle Sperm Bank, dos Estados Unidos; e European Sperm Bank, da Dinamarca.

Outras empresas

No ano passado, a empresa CrioBrasil Serviços foi habilitada pela Anvisa para importar amostras seminais do banco estrangeiro Fairfax Cryobank, dos Estados Unidos.

“Outros estabelecimentos e centros de reprodução humana assistida brasileiros estão engajados no processo de aprimoramento e adequação de seus procedimentos operacionais para serem habilitados como importadores brasileiros de gametas e embriões”, destacou a agência.

Importação de gametas e embriões

Em nota, a Anvisa detalhou que as técnicas de reprodução humana assistida podem ser realizadas com gametas e embriões doados e processados nos centros brasileiros e por meio da utilização de material biológico proveniente de doadores estrangeiros.

“Com o aumento global de importações de gametas e embriões, torna-se crucial estabelecer requisitos específicos para garantir a segurança e a qualidade desses materiais importados.”

Segundo a agência, além de avaliar a qualidade das amostras, as empresas importadoras devem garantir a conformidade com a documentação, regulamentações estrangeiras e locais, bem como procedimentos padronizados.

“Todos os lotes importados devem ser revisados e certificados quanto à qualidade antes de serem liberados para as clínicas brasileiras”, ressaltou. “Além disso, as empresas importadoras são responsáveis por aplicar mecanismos de controle das gestações, para cumprir com o disposto na resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM).”

CÃO JOCA: Ministério e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do cachorro Joca, da raça golden...

Salvador ganha prêmio por ações de desenvolvimento da economia com projeto de melhoria do ambiente de negócios

Salvador foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (2023/2024) na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. A capital baiana concorreu com seu projeto de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

CÃO JOCA: Ministério e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do...
Fundação Jose Silveira

CÃO JOCA: Ministério e ANAC vão investigar morte de cachorro em voo da Gol

O Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar a morte do...

Salvador ganha prêmio por ações de desenvolvimento da economia com projeto de melhoria do ambiente de negócios

Salvador foi vencedora do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (2023/2024) na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. A capital baiana...

Prefeitura doa computadores e outros aparelhos a instituições de atendimento a pessoas com deficiência

A Prefeitura de Salvador vai doar 40 computadores para cinco Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) voltadas para o atendimento...

“NÃO SOUBE RESPEITAR O MOMENTO”: Davi confirma separação com Mani no Altas Horas

Davi Brito, campeão do 'BBB 24', participou da gravação do programa "Altas Horas" na tarde dessa terça-feira (23/04) e...