Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Sempre promove Curso de Gestão para Entidades de Idosos de Salvador

A Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), a primeira Aula Magna do Curso de Gestão para Entidades de Idosos do município de Salvador. O evento aconteceu no auditório da Fundação Visconde de Cairu, nos Barris, conduzido pela Fundação César Montes (Fundacem).

A cerimônia de abertura reuniu cerca de 70 entidades cadastradas e foi iniciada com uma palestra ministrada pelo ex-presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes, com o objetivo de despertar melhores resultados na gestão das entidades, qualificando-as a possibilitar um melhor atendimento ao idoso na capital baiana. Uma apresentação dançante coreografada pelos idosos da Mansão do Caminho também abrilhantou o evento.

A formação está dividida em duas turmas, A e B, e acontece na modalidade híbrida, com carga horária de 100h, sendo 40h presenciais e 60h on-line. Durante a capacitação serão abordados temas como inclusão e diversidade; envelhecimento do idoso no Brasil; os direitos da pessoa idosa: a Constituição Federal, o Estatuto do Idoso e a Política Nacional do Idoso; rede de proteção ao idoso; situação de risco social; orientações sobre nutrição para idosos; gestão de recursos financeiros e outros.

Durante o discurso, o titular da Sempre, Júnior Magalhães, afirmou que é necessário avançar ainda mais na política do idoso na cidade de Salvador, e conceder uma oportunidade de capacitação para esse segmento é muito importante para que esse objetivo seja consolidado. “Hoje, 17% da população de Salvador é composta por idosos. Somos a cidade do Brasil que mais teve impactos do envelhecimento nos últimos dez anos, então isso nos leva a preocupação de como vamos proceder com políticas públicas para esse público”, declarou.

O gestor também salientou que existem contextos diferentes de idosos, sendo que muitos deles também estão inseridos no cenário de vulnerabilidade social. “Isso nos leva a conceder tratamentos plurais para esses públicos, respeitando suas necessidades e particularidades, pois cada pessoa tem um envelhecer diferente”, completou Magalhães.

Na mesa de abertura estavam presentes ainda a presidente do CMI, Luciana Calazans; o presidente da Fundacem, César Montes; a defensora pública Laise de Carvalho e a promotora de Justiça Ana Rita Cerqueira.

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em uma ocorrência de agressão...

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU)...
Fundação Jose Silveira

GOLPES NA CABEÇA! Mulher sofre tentativa de feminicídio em Campinas de Pirajá

Na noite de terça-feira (23/04), a Polícia Militar foi acionada para dar apoio ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU)...

PF prende grupo suspeito de inserir malas com drogas com destino ao exterior

A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (24/4), no âmbito da Operação Destino Trocado, quatro mandados de prisão temporária e...

“EXCLUA SEUS DESEJOS”: Homem instala câmera escondida na casa da vizinha no Iapi e passa por ‘tribunal do crime’

Um homem instalou uma câmera escondida dentro do banheiro da casa da vizinha, no bairro do Iapi, em Salvador....

Estados e municípios vão receber R$ 15 bilhões para investir em cultura até 2027

Estados, municípios e o Distrito Federal vão receber R$ 15 bilhões de reais para ações culturais até 2027 por...