Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Decisão do CNJ deverá intervir no judiciário da Bahia; saiba detalhes

Os juízes do Tribunal de Justiça (TJ) baiano poderão sofrer mudanças significativas nas próximas semanas: segundo a revista Veja, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) resolveu focar em um quadro institucionalizado de corrupção ainda vigente no Judiciário da Bahia. A apuração das irregularidades teria sido feita pelo próprio CNJ e pela Polícia Federal.

Conforme a reportagem, há possibilidade de intervenção no tribunal, algo extremamente grave para os padrões decisórios do CNJ. A investigação seria uma continuação da Operação Faroeste, ocorrida em 2019.

Na época, a PF desmontou um esquema de venda de sentenças no TJ-BA. Desembargadores, juízes, advogados e empresários foram presos.

Ao investigar os fatos reunidos pela PF no Judiciário baiano, o CNJ constatou algo assustador. Dezenas de desembargadores se deram por impedidos em diferentes procedimentos que deveriam limpar o sistema judicial.

“Há notícias de que o esquema continua em vigor. O Judiciário da Bahia tem muitas denúncias de morosidade. Estamos pensando em alguma forma de intervenção”, diz o corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, que esteve no tribunal baiano nesta semana para ver de perto as situações relatadas.

Ainda conforme a revista, além de corromper magistrados, o esquema envolvia o Ministério Público e a Secretaria de Segurança da Bahia. Quem não era comprado, era ameaçado de morte.

“A fotografia do momento revela, enfim, uma dinâmica delitiva de cooptação dos agentes do sistema de justiça, com o envolvimento das então chefias do Tribunal de Justiça e do Ministério Público baiano, que, blindados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, proliferou a engrenagem organizacional criminosa investigada que, grife-se, por vital, ainda tenta permanecer ativa, propalou ameaça de morte ao colaborador Júlio César, numa região onde duas vidas foram ceifadas e, no mês de junho, contabilizou a morte brutal do agricultor Paulo Grendene, que denunciou o esquema de grilagem da Operação Faroeste”, diz a investigação.

Ainda nesta semana, o STJ aceitou novas denúncias contra magistrados investigados por venda de decisões judiciais. Apesar de afastados, eles continuam recebendo salários. O número de magistrados envolvidos em crimes continua a ser atualizado pela Justiça.

Sobe para 13 o número de mortos após chuvas no RS

O número de mortos em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 13 na manhã desta quinta-feira (02/05). A...

DISCUTIU NO BAR: Homem é espancado até a morte em Feira de Santana

Nesta quarta-feira (1°), em Feira de Santana, um homem de 40 anos, identificado como Genivaldo Teixeira dos Santos, conhecido como "Voadora", foi espancado até...

Sobe para 13 o número de mortos após chuvas no RS

O número de mortos em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 13 na...
Fundação Jose Silveira

Sobe para 13 o número de mortos após chuvas no RS

O número de mortos em decorrência dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 13 na...

DISCUTIU NO BAR: Homem é espancado até a morte em Feira de Santana

Nesta quarta-feira (1°), em Feira de Santana, um homem de 40 anos, identificado como Genivaldo Teixeira dos Santos, conhecido...

Prefeitura inicia plantio de 50 novas árvores na Avenida Suburbana

A Prefeitura de Salvador iniciou esta semana a estratégia de replantio de mudas de árvores nativas de Mata Atlântica...

A relação entre celebridades e diversão com adrenalina

Celebridades estão invadindo o mundo das apostas esportivas. Esse movimento une o brilho dos famosos ao entusiasmo dos esportes...