Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Caravana Bahia Sem Fogo realiza semana intensa de prevenção e educação ambiental na Chapada Diamantina

Na última semana, a Chapada Diamantina foi palco de uma série de ações promovidas pela Caravana Bahia Sem Fogo, uma iniciativa pioneira do Governo do Estado. Liderada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a campanha tem como objetivo fortalecer a prevenção e a conscientização sobre os incêndios florestais em todo o estado por meio de ações socioeducativas com as comunidades locais e brigadistas voluntários. No total, seis municípios foram visitados, incluindo: Andaraí (12), Livramento de Nossa Senhora (15), Rio de Contas (16), Abaíra (17), Piatã (18) e Palmeiras (19).

A diretora geral da Sema e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo desde 2023, Daniella Fernandes, explica que essa abordagem de prevenção do Bahia Sem Fogo, antes do período crítico de seca, mostra o compromisso não apenas dos poderes públicos, mas também da população local em enfrentar os desafios dos incêndios florestais de forma proativa e colaborativa. “A ênfase na prevenção antes do período de seca, aliada ao engajamento da comunidade local, é fundamental para minimizar os impactos devastadores dos incêndios florestais, protegendo não apenas as áreas naturais, mas também a vida selvagem e os meios de subsistência das comunidades locais que dependem desses recursos”, afirma a gestora.

Daniella também fez questão de destacar os resultados alcançados ao longo da Semana da Caravana. “Tivemos um saldo muito positivo ao longo da semana, alcançamos um amplo espectro de atores sociais, promovendo não apenas a prevenção de incêndios, mas também a educação ambiental e o fortalecimento das parcerias entre o Estado, as comunidades locais e as brigadas voluntárias. Isso deixa claro que essa abordagem integrada e participativa da Caravana foi fundamental para atingir o objetivo esperado”, enfatiza.

Durante a Caravana, gestores, educadores e especialistas em meio ambiente percorreram as cidades da Chapada Diamantina que tiveram ocorrências de incêndios florestais nos últimos anos, promovendo diversas ações, incluindo capacitações, rodas de conversas e sensibilização nas escolas e rádios comunitárias, sindicatos rurais, sedes das brigadas voluntárias, associações de guias e agricultores, e demais entidades envolvidas, todas projetadas para fortalecer a rede de conhecimento e ação contra as chamas na região. Os encontros estratégicos com gestores estaduais e municipais durante a Caravana foram fundamentais para alinhar medidas de capacitação, distribuição de equipamentos de proteção e fortalecimento das parcerias com os brigadistas voluntários.

Reconhecimento, capacitação e conscientização

Já as capacitações foram marcadas pela troca de conhecimentos entre gestores, educadores, especialistas em meio ambiente e as comunidades locais. Temas como práticas de manejo do solo sem o uso do fogo, importância da preservação ambiental e técnicas de prevenção de incêndios foram abordados de forma participativa e acessível.

Nas escolas, crianças e jovens foram o foco das atividades de educação ambiental, incentivando os alunos a compreenderem os desafios ambientais enfrentados na região e a adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano, sendo multiplicadores da proteção ao meio ambiente e levar a mensagem de prevenção para suas famílias e toda a comunidade onde vivem.

Aluno do 2° ano do Colégio Nilde Maria Monteiro Xavier, do município de Palmeiras, Jonatas Alves de Sousa lembra as atividades realizadas pela Caravana. “Eles nos passaram alguns ensinamentos a respeito do combate ao fogo, para sairmos daqui bem formados e já passarmos para as demais pessoas”, destaca Jonatas. O estudante participou das atividades e recebeu o Certificado de Agente Ambiental Mirim, entregue pela equipe da Caravana, como forma de reconhecer a sua participação no processo.

Novos municípios

A Caravana Bahia Sem Fogo não para por aqui. Além dos municípios já visitados ao longo da semana na Chapada Diamantina, outras cidades também estão na rota entre os dias 22 a 26 de abril. A Caravana vai estar em Barra da Estiva (22), Mucugê (23), Iraquara (24), Lençóis (25) e encerra em Ibicoara (26), onde está prevista a entrega qualificada de equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPI e EPC) para as brigadas voluntárias representadas. Em maio, o projeto seguirá para a região Oeste do estado.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil, Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).

Previsões do mercado para Selic e juros sobem; para o PIB houve queda

O mercado financeiro elevou pela terceira vez seguida a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para este ano. Segundo o boletim...

“NÃO É PARA MIM”: Jerônimo comenta sétimo empréstimo e aponta orçamento apertado

O governador Jerônimo Rodrigues conversou com o Informe Baiano na manhã desta segunda-feira (20/05) e falou sobre o pedido de urgência do novo pedido...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Previsões do mercado para Selic e juros sobem; para o PIB houve queda

O mercado financeiro elevou pela terceira vez seguida a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para...
Fundação Jose Silveira

Previsões do mercado para Selic e juros sobem; para o PIB houve queda

O mercado financeiro elevou pela terceira vez seguida a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para...

“NÃO É PARA MIM”: Jerônimo comenta sétimo empréstimo e aponta orçamento apertado

O governador Jerônimo Rodrigues conversou com o Informe Baiano na manhã desta segunda-feira (20/05) e falou sobre o pedido...

FEIRA DE SANTANA: Adolescente morto a tiros por bandidos em motocicleta

Um adolescente identificado como Cauã Santos Silva, de 15 anos, foi morto com disparos de arma de fogo na...

Fundação José Silveira/Hospital Santo Amaro ocupa primeira posição no ranking nacional do Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde

Por sua atuação alicerçada na entrega de serviços com alta eficiência, a Fundação José Silveira/Hospital Santo Amaro vem acumulando...