INDICATIVO DE GREVE: Servidores estaduais da Saúde fazem paralisação de 72 horas e protestam na ALBa

Servidores estaduais da Saúde iniciaram uma paralisação de 72h em toda a Bahia. O movimento foi iniciado na segunda-feira (13/05) e segue até quinta-feira (15/05). O motivo é a proposta enviada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a Assembléia Legislativa da Bahia (ALBa) de reajuste linear de 4%, dividido em duas parcelas e sem retroativo.

Nesta quarta-feira (14/05), os trabalhadores fizeram um protesto na ALBa. Eles alegam que ocorreram inúmeras tentativas de diálogo com o Governo do Estado, sem sucesso.

“Convém lembrar que em 05 de fevereiro, o Sindsaúde Bahia já havia encaminhado ofício com a pauta dos servidores da saúde ao governo, reivindicando a abertura da mesa de negociação e uma ampliação no diálogo para que fossem tratadas as demandas urgentes. A Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado da Bahia – FESPEBAHIA enviou uma contraproposta de 10% de reajuste, com retroativo à data-base, ocorrida em 1º de janeiro, conforme a Lei 6.677/94 – Estatuto do Servidor”, pontua a categoria em nota enviada ao Informe Baiano.

O Sindsaúde Bahia afirma que o “impacto das perdas salariais na vida financeira do servidor público da saúde vem desde a gestão Rui Costa e amplia o arrocho salarial na atual gestão de Jerônimo Rodrigues”.

“Conforme dados fornecidos pelo Dieese, ocorreu o aumento na Alimentação de 87,55%; na água e esgoto de 102,34%; no botijão de gás de 159,77%; na energia elétrica de 137,05%; no transporte público de 78,50%; nos combustíveis de 79,30%; no plano de saúde de 112,70%; na educação de 77,44% (Inflação acumulada, itens selecionados Região Metropolitana de Salvador, janeiro de 2015 a dezembro de 2023). Muitos servidores estão endividados e sem perspectiva de melhora. Com essa proposta, o Governo do Estado desencadeou uma onda de protestos nas redes sociais e nas unidades em toda a Bahia, contra a postura do governador, que é servidor da Universidade Estadual de Feira de Santana e trabalhou no Movimento de Organização Comunitária – MOC, onde defendia direitos sociais importantes e uma vida digna para os trabalhadores da agricultura familiar”.

“Com tanto descaso e acúmulo de perdas salariais, os servidores públicos da Saúde realizarão uma paralisação de 72 horas, com indicativo de greve, nos dias 13, 14 e 15 de maio, com a seguinte programação de mobilizações: 13 de maio, às 9h, na ALBA; no dia 14 de maio, intenso ATO na ALBA, com início às 9h; no dia 15 de maio, às 8h, no Shopping da Bahia”, finaliza o comunicado.

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito. Os serviços disponíveis são RG,...

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um destaque baiano e brasileiro a...

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....
Fundação Jose Silveira

Jacobina recebe carreta do SAC Móvel para atendimento gratuito

Jacobina, que fica a 329 km de Salvador, recebe a carreta do SAC Móvel para um atendimento totalmente gratuito....

Após treinar na Piscina Olímpica da Bahia, Guilherme Caribé inicia disputas em Paris 2024 neste final de semana

Quem for acompanhar a delegação olímpica brasileira da natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 poderá torcer para um...

BPC: governo cria prazos para atualizar cadastro e evitar fraudes

O governo federal publicou nesta sexta-feira (26) novas regras para a atualização cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC)....

Psicólogo, fisioterapeuta, barman, vendedor e outras 100 vagas de emprego estão disponíveis no SIMM

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 109 vagas de emprego e estágio em Salvador...