Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Morar Melhor ultrapassa marca de 50 mil casas reformadas em Salvador

O programa Morar Melhor ultrapassou a marca de 50 mil casas reformadas em Salvador. Desde que foi lançado pela Prefeitura, em 2015, a iniciativa tem proporcionado uma grande transformação na vida de várias famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de reparos que resultam em condições mais dignas aos imóveis e aos moradores. As melhorias habitacionais incluem serviços diversos, a exemplo de reboco, pintura, troca do telhado, de kit sanitário (vaso e pia) e troca de portas e janelas.

Segundo o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas do Município (Seinfra), Francisco Torreão, outras 4 mil reformas devem ser entregues pela iniciativa até o final do ano. “O Morar Melhor vai além de uma intervenção de infraestrutura. É uma ação que resgata a autoestima e devolve a dignidade às famílias que são beneficiadas. Essa iniciativa é um sucesso e nós recebemos representantes de diversas cidades e estados que querem se inspirar no programa e replicá-lo. Cada casa nos traz uma história marcante e a certeza de que estamos no caminho certo. Já são mais de 50 mil sonhos realizados em mais de 300 localidades da nossa cidade, inclusive nas Ilhas”, lembra o secretário.

As reformas melhoram a situação da casa em vários aspectos e solucionam problemas não apenas estéticos, mas também relacionados à segurança e salubridade, a exemplo da extinção da umidade, goteira, infiltração, vazamento, entre outros. Um dos serviços que mais melhoram a estrutura das residências é a troca de telhado, pois na maioria dos casos, quando chove, as famílias sofrem com infiltração e goteiras por toda casa.

Na casa de Marinalva Pereira, de 63 anos, e há 30 morando em Mirantes de Periperi, a telha fina tinha muitos furos e sempre que chovia molhava a casa. “A gente colocava muitas vasilhas para aparar a água, e uma das goteiras ficava em cima da cama do meu filho. Era muito ruim. Hoje, a minha casa ficou outra. Não me preocupo mais com as goteiras, ficou mais bem dividida e arejada, com o quarto e com uma janela. Estou dormindo até de janela aberta, recebendo uma fresca. Antes era muito abafado. Quando eu vejo minha casa tão bonita, eu nem acredito. Fico admirando e agradecendo a Deus”, conta.

Outro serviço importante tem sido o revestimento das paredes, reduzindo a umidade e deixando o imóvel mais seguro. Esse foi um dos principais problemas resolvidos na residência de Maria de Fátima, de 43 anos, no Parque Tercal, em Campinas de Pirajá. “Eu tinha acabado de ter neném e me sentia mal com a temperatura interna da casa. Nos dias de chuva, a umidade trazia muito desconforto e eu ficava preocupada com a saúde da minha filha, por causa do mofo. Já nos dias de sol, a temperatura interna era muito quente. Eu queria muito melhorar a minha casa, mas não tinha condições financeiras. O programa chegou realizando um grande sonho meu. Agora estou feliz, porque a minha filha está dormindo melhor após a reforma”, diz.

Transformação – Após as intervenções, os relatos são de felicidade e de agradecimento. Contemplada com o programa no Alto do Cabrito, Roquilda Maria Correia, 59, conta que todos os dias agradece pelos reparos. “Eu estou muito feliz. Eu agradeço a Deus de coração todos os dias quando eu vou dormir e peço saúde a ele para desfrutar da minha casinha. Essa foi a primeira vez que a minha casa passou por uma reforma grande. Era um sonho mesmo, que agora pôde ser realizado. Mudou o telhado, a frente da casa recebeu reboco e pintura, por dentro também foi pintada. Para mim, está uma maravilha. Eu tinha vergonha de receber as pessoas aqui. Agora não, tenho muito orgulho. Todo mundo merece ter um ambiente agradável”.

Outra característica importante do programa e sempre destacada pelo prefeito Bruno Reis durante as entregas é a capacidade que os moradores têm de mudar de vida sem que para isso tenham que deixar o bairro onde vivem. No São Gonçalo do Retiro, por exemplo, Zenilda Santos, de 84 anos, pôde continuar a viver no bairro onde já mora há 60 anos, entretanto, com mais dignidade, após as transformações feitas pelo Morar Melhor. “O programa veio e ajeitou a minha casa toda. Ficou muito linda. Nunca imaginei que um dia eu teria uma casa como esta. Não é conversa fiada, não, é muita felicidade mesmo”.

Além da segurança e do resgate da autoestima da população ao ver a casa reformada, a Prefeitura tem proporcionado outras melhorias no entorno das comunidades beneficiadas com o Morar Melhor, a exemplo de pavimentação das calçadas e recapeamento das vias, limpeza de canal, serviços de micro e macrodrenagem, contenção de encosta e aplicação de geomanta, construção e reforma de praças, campos e quadras esportivas, além da reconstrução e construção de escolas e unidades de saúde.

Modelo – Em 2017, o Morar Melhor foi premiado com o Selo de Mérito Especial no Fórum Nacional de Habitação e Interesse Social, em São Paulo. O selo, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano, é conferido a projetos que apresentam resultados de boas práticas em habitação. Além disso, a capital baiana já recebeu vários gestores de diferentes lugares do país para conhecer a iniciativa, alguns, inclusive, adotaram programas semelhantes em outras cidades e estados. As visitas continuam, exemplo disso é que no final do ano passado, a administração municipal recebeu a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco, Simone Nunes.

Critérios – São selecionadas pelo programa localidades com maior precariedade nos imóveis e na infraestrutura, com base em dados do IBGE e na observação de campo; com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família e maior densidade habitacional. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

Guarda Civil detém dois suspeitos praticando roubos em veículo no Campo da Pólvora

Agentes do Grupo de Apoio ao Turista da Guarda Civil Municipal realizavam patrulhamento preventivo na Avenida Joana Angélica, na madrugada desta segunda-feira (17), quando...

Brasil ganha as primeiras medalhas nos Jogos do Brics

As mulheres das artes marciais brilharam e conquistaram nesta sexta-feira (14/6) as primeiras medalhas da delegação brasileira nos Jogos do Brics, em Kazan, na...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Guarda Civil detém dois suspeitos praticando roubos em veículo no Campo da Pólvora

Agentes do Grupo de Apoio ao Turista da Guarda Civil Municipal realizavam patrulhamento preventivo na Avenida Joana Angélica, na...
Fundação Jose Silveira

Partidos vão receber R$ 4,9 bi para campanha nas eleições municipais

partidos que vão disputar as eleições municipais de outubro vão receber R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de...

Grupos criminosos são alvo da 13ª fase da Operação Unum Corpus

A Polícia Civil deflagrou a 13ª fase da Operação Unum Corpus, na manhã desta terça-feira (18), nos municípios do...

Palmeiras derrota o Atlético-MG por 4 a 0

O Palmeiras mostrou que é forte candidato ao título do Campeonato Brasileiro, pois foi até Belo Horizonte e goleou...

Guarda Municipal já recolheu mais de 1 mil animais silvestres em Salvador em 2024

Entre os meses de janeiro e junho de 2024, o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil...