Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista

Salvador ganhará novas ações na área de sustentabilidade, diz prefeito Bruno Reis

O prefeito Bruno Reis anunciou novas ações para Salvador na área de meio ambiente, sustentabilidade e governança, durante a abertura do III ESG Fórum Salvador, evento que ocorre no porto da capital baiana, no bairro do Comércio, até esta quinta-feira (23). Na ocasião, também foram apresentados os avanços obtidos pelo Município no setor.

“Diante do que estamos vendo no mundo, e em especial no Brasil, o assunto é mais do que urgente a realização de debates, discussões, soluções sustentáveis e compromisso com o meio ambiente. É possível ter desenvolvimento econômico equilibrado com o meio ambiente, garantindo sustentabilidade, envolvendo as empresas e o poder público, para que a gente possa se aperfeiçoar, ver as melhores práticas para ter um mundo mais harmonioso”, declarou o chefe do Executivo municipal.

Dentro do conjunto de leis que será encaminhado à Câmara de Vereadores está o projeto sobre a compra pública circular. Na proposta, a Prefeitura deverá adotar critérios sustentáveis e circulares nas próprias compras, lidando melhor com o equilíbrio das questões de escassez de recursos, aquecimento global e gestão de resíduos.

Outro projeto de lei deverá abordar a Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE), a serem adotadas e observadas por Salvador nas obras de edificações públicas realizadas no município. A ação tem como objetivo assegurar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção do sistema climático, através do incentivo ao uso de soluções baseadas na natureza das obras públicas.

Também deverá ser criada a Política de Agroecologia Urbana, na qual Salvador deverá adotar uma abordagem abrangente para promover sistemas alimentares sustentáveis e resilientes, conforme citado na COP28, primeira conferência a reconhecer de forma explícita a estreita relação entre o setor de alimentos, o uso do solo e a crise climática.

A capital baiana já possui uma Política Municipal de Mudanças do Clima (PMMC), que tem como finalidade planejar, fomentar e fortalecer as ações de adaptação e mitigação de mudanças do clima, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estimular o desenvolvimento sustentável e inclusivo no município. Uma das diretrizes é a efetivação dos compromissos assumidos no Pacto Global e no Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAPC).

Decretos – Na ocasião, o prefeito Bruno Reis assinou decretos nos quais a Prefeitura se compromete a substituir o uso da gasolina por etanol nos carros utilizados pela administração municipal, proibição do uso do copo plástico nas repartições municipais, criação de núcleos internos de sustentabilidade e resiliência em cada órgão e criação de grupo de trabalho (GT) sobre Emergência Climática.

Avanços – O prefeito Bruno Reis apresentou dados mostrando que a cidade conseguiu reduzir a sua emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e citou ações que ampliaram as áreas verdes como o plantio de mais de 100 mil mudas de árvores na última década e a implantação de novos parques.

Entre 2019 e 2022, Salvador registrou uma redução de 41% nas emissões de GEE em AFOLU (Agriculture, Forestry, and Other Land Use), categoria que engloba os diversos usos da terra e retratam uma condição de baixo desmatamento do município. No mesmo período, a capital baiana reduziu em 31% as emissões no setor de energia estacionária e em 24% no setor de transportes. Os dados são dos três inventários de emissões de GEE que foram contratados pela Prefeitura.

Ao mesmo tempo, a capital baiana ganhou novas áreas de preservação ambiental como o Viveiro de Restinga, em Stella Maris, que também vai gerar mudas para recuperar áreas antropizadas da faixa litorânea; e o Centro de Interpretação de Mata Atlântico, no Bonfim, que terá ações de educação ambiental e também vai gerar mudas de espécies nativas para plantio. Estes equipamentos se juntam ao Parque Pedra de Xangô, o Parque Marinho da Barra, a Lagoa dos Dinossauros, o Parque da Cidade e o Jardim Botânico que foram criados ou recuperados.

Outro destaque foi o Aterro Municipal Centro, que gera créditos de carbono por meio da redução de emissões de GEE. Além disso, o biogás captado é queimado em motores para a geração de energia. Só em 2021, foi gerado nesse processo energia suficiente para abastecer uma cidade de mais de 175 mil habitantes. Além disso, a Prefeitura presta apoio a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis e proibiu, através de lei, o fornecimento de canudos e sacolas plásticas não-recicláveis em estabelecimentos comerciais da cidade.

Ainda na pauta ambiental, Bruno Reis destacou em sua apresentação o projeto Novo Mané Dendê, a maior obra da história de Salvador, que tem como objetivo principal a recuperação ambiental do Rio Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário, que hoje encontra-se poluído; e o BRT, obra de mobilidade que visa diminuir o número de veículos circulando numa das áreas mais movimentadas da cidade e ainda tem como solução a eletromobilidade. Neste caso, a capital baiana é a terceira cidade do Brasil a contar com ônibus 100% elétricos na sua frota e criou o maior terminal público de eletrocarga do país.

Social – Bruno Reis também elencou as ações de Salvador na área de assistência social, outra bandeira do movimento ESG. O chefe do Executivo destacou o programa Vida Nova, com um pacote de ações integradas que visa tirar famílias da vulnerabilidade social. Entre elas, a implantação de mais oito Restaurantes Populares, que oferecem refeições gratuitas, chegando a 10 unidades na capital baiana.

O programa também vai ampliar a rede de acolhimento do município para 1,7 mil vagas, além de abrir mais 200 vagas apenas para idosos. Serão abertas 11 novas Unidades de Acolhimento Residencial Transitório, voltadas sobretudo a pessoas em situação de rua e de uso abusivo de substâncias psicoativas, e o programa de Moradia Assistida, que oferece uma casa mobiliada para famílias inteiras que se encontram nestas condições de vulnerabilidade social.

O prefeito também destacou que a rede dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador será ampliada com oito novas unidades e as equipes de abordagem social serão ampliadas para realizarem ações também à noite. Ao mesmo tempo, a Prefeitura oferece cursos de capacitação profissional gratuitos para pessoas que integram o CadÚnico e para pessoas em situação de rua através do programa Vida Nova Empregabilidade. “Esse conjunto de ações que nós realizamos faz com que Salvador seja a capital do Nordeste que mais investe na área social”, afirmou Bruno Reis.

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cerca de 40 milhões de aposentados e pensionistas tiveram dados cadastrais expostos por meio de acessos sem controle, confirmou em nota o Instituto Nacional...

Prefeitura e cooperativas promovem coleta seletiva no São João do Pelourinho

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), está com...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cerca de 40 milhões de aposentados e pensionistas tiveram dados cadastrais expostos por meio de acessos sem controle, confirmou...
Fundação Jose Silveira

INSS confirma exposição de dados de até 40 milhões de segurados

Cerca de 40 milhões de aposentados e pensionistas tiveram dados cadastrais expostos por meio de acessos sem controle, confirmou...

Prefeitura e cooperativas promovem coleta seletiva no São João do Pelourinho

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana...

Jammil toca sucessos da banda, hits juninos e uma pitada de rock no São João do Pelô e Escandurras agita madrugada de Paripe

Pessoas que têm alguma dívida protestada ou estão com o CPF ou CNPJ da empresa inadimplente podem renegociar as...

Frank Aguiar se apresenta em Planaltino encerrando festejos de São João

Nesta segunda-feira (24/06), o show de Frank Aguiar marcou o encerramento da programação do tradicional São João de Planaltino,...