Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Vitória da Conquista

Salvador conquista categoria principal do Prêmio Band Cidades Excelentes

Salvador conquistou a categoria principal do Prêmio Band Cidades Excelentes, iniciativa criada com o intuito de reconhecer os bons exemplos de gestão pública em todo o país. A solenidade de divulgação dos vencedores ocorreu na noite desta quarta-feira (5), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis e de gestores de cidades baianas finalistas da premiação.

Além do prêmio principal, a capital baiana ainda ficou em primeiro lugar na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e na terceira posição em Educação. Outras quatro categorias são avaliadas pela iniciativa: Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública. As secretárias municipais da Fazenda, Giovanna Victer, e da Comunicação, Renata Vidal, acompanharam o prefeito durante a premiação.

O prefeito Bruno Reis ressaltou que a premiação é motivo de orgulho e representa um reconhecimento ao trabalho realizado pela gestão municipal ao longo dos últimos anos. “Depois desse período como prefeito, a minha sensação é de dever cumprido, porque todos os títulos que nós alcançamos, tivemos a capacidade de manter. E ganhamos diversos outros títulos, a exemplo, hoje, nessa noite, do Prêmio Band Cidades Excelentes, na premiação máxima. É uma premiação que reconhece, de forma justa, os avanços da gestão”, disse.

Ele lembrou que Salvador conquistou também, pela primeira vez, a categoria A+ da Capacidade de Pagamento (Capag), que é avaliada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Citou, ainda, os avanços da capital baiana ao longo dos últimos anos, ao destacar que, há quatro anos, a receita do município era de cerca de R$8 bilhões, número que vai saltar para R$12 bilhões este ano.

“Nós conseguimos aumentar em 50% o nosso orçamento sem aumentar imposto. Como é que você conseguiu isso, prefeito? Com eficiência arrecadatória, evitando evasão fiscal, adotando uma série de medidas para que a gente pudesse efetivamente cobrar o tributo de forma justa e com desenvolvimento econômico, com crescimento econômico”, afirmou.

*Critérios* – O Prêmio Band Cidades Excelentes condecora os melhores desempenhos nos seis tópicos avaliados pelo Índice de Gestão Municipal (IGMA), baseado na evolução de 2021 a 2024. Para a avaliação, são usados conceitos de big data que reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados de 67 indicadores em uma única nota final. São premiados, nos seis pilares, os três melhores municípios divididos por população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. O prêmio é realizado em parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila.

“Este é o quarto ano (do prêmio). Então esse talvez seja o prêmio mais importante, porque é a consolidação de toda a gestão dos prefeitos nesses últimos quatro anos. O Instituto Aquila condensou todos esses números e hoje estamos reconhecendo as boas gestões públicas no Estado da Bahia”, afirmou o diretor regional da Band Nordeste, Augusto Correia Lima.

No embalo do São João, vem aí, mais uma vez, o trem que vai ligar Feira a Salvador

“Oh, que estrada mais comprida Oh, que légua tão tirana Ai, se eu tivesse asa Inda hoje eu via Ana” (Légua Tirana, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira) Pelo...

Copa América começa com vitória da Argentina sobre o Canadá

A campeã mundial Argentina derrotou o Canadá por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (20) no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, Geórgia (Estados Unidos),...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

No embalo do São João, vem aí, mais uma vez, o trem que vai ligar Feira a Salvador

“Oh, que estrada mais comprida Oh, que légua tão tirana Ai, se eu tivesse asa Inda hoje eu via Ana” (Légua Tirana, de...
Fundação Jose Silveira

No embalo do São João, vem aí, mais uma vez, o trem que vai ligar Feira a Salvador

“Oh, que estrada mais comprida Oh, que légua tão tirana Ai, se eu tivesse asa Inda hoje eu via Ana” (Légua Tirana, de...

Copa América começa com vitória da Argentina sobre o Canadá

A campeã mundial Argentina derrotou o Canadá por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (20) no Mercedes-Benz Stadium,...

“Resultado não reflete o que foi o jogo”, diz Ceni sobre derrota para o Flamengo

O técnico Rogério Ceni analisou a derrota do Bahia para o Flamengo na noite desta quinta-feira (20/06). O treinador...

Confira o horário de atendimento da Hemoba no feriadão de São João

No feriado de São João, dia 24 de junho, todas as unidades da Hemoba na capital e no interior...