Guarda Municipal já recolheu mais de 1 mil animais silvestres em Salvador em 2024

Entre os meses de janeiro e junho de 2024, o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM), foi acionado para recolher 1.083 animais em diversas regiões da capital baiana e região metropolitana. O número é cerca de 15% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Do total, 763 são invertebrados, 96 serpentes, 82 mamíferos, 72 répteis em geral (lagartos, iguanas, crocodilos, tartarugas, cágados e afins), 65 aves e cinco animais marinhos. Destes, 937 animais eram adultos saudáveis, 92 filhotes e 54 estavam debilitados. Dentre os animais com maior número de resgates estão sariguês (gambás), jibóias, jabutis, caramujos, saguis e gaviões.

Os bairros com maior frequência de casos registrados até o momento são Barra/Pituba, com 82 ações; Itapuã/Ipitanga, com 43; Centro/Brotas, com 23; Pau da Lima, com 19; Liberdade/São Caetano, com 18; Cabula/Tancredo Neves, 17; Cidade Baixa, nove; Região Metropolitana e Subúrbio/Ilhas, oito cada; Cajazeiras, sete; e Vitória, três.

O coordenador do Gepa, Robson Pires, explica que, ao coletar um animal, o agente busca o máximo de informações acerca do objeto da apreensão, do local da coleta e da pessoa que fez o chamado para resgate ou entrega voluntária. “Dessa forma, é possível traçar um padrão deste tipo de ocorrência”, pontua.

Ainda de acordo com o coordenador do Gepa, o alto índice de recuperação desses animais pode ser atribuído ao processo de sensibilização que a GCM de Salvador vem realizando através de cursos e palestras voltadas para a proteção ambiental. Além da parte educacional, o grupamento também realiza patrulhamento e fiscalização diariamente, voltados à prevenção dos crimes ambientais.

Em caso de solicitação para resgate de animais, denúncia de maus tratos, invasão de terra, desmatamento e supressão de vegetação, dentre outras, a população pode acionar o Gepa através da Central de Operações da GCM, por meio do telefone (71) 3202-5312.

Serviços e demandas – “Esses animais silvestres sempre estiveram aqui na zona urbana mas, por muito tempo, foram negligenciados. Com o surgimento da unidade ambiental da GCM, a preocupação com a presença deles aumentou e os serviços foram surgindo de acordo com a demanda diária”, acrescenta o coordenador.

Os procedimentos operacionais para resgate de animais silvestres seguem padrões estabelecidos por protocolos do Ibama, Inema e GCM, sendo que o animal é resgatado pela equipe do Gepa. Após a apreensão ou resgate, os animais são encaminhados para órgãos como o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia da Universidade Federal da Bahia (Noap/Ufba) ou um dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) vinculados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Caso seja uma tartaruga marinha, o destino será o projeto Tamar. Para o caso de aves marinhas, e mamíferos marinhos, os animais serão encaminhados para o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).

Nestes centros, os animais são identificados taxonomicamente – por reino, filo e classe -, passam por triagem e, a depender da situação, são submetidos a procedimentos veterinários para reabilitação. Posteriormente, serão devolvidos à natureza.

DEU BOLO? Tamires Assis diz que Davi Brito cancelou encontro após ela descer de voo: “Decisão dele”

Após Davi Brito publicar foto de termômetro tirada do Google para dizer que está doente e ser desmascarado por internautas, a affair do baiano,...

Hospital do Homem já atendeu mais de 200 pacientes em dez dias

Com dez dias de funcionamento, o Hospital Municipal do Homem (HMH), localizado nas instalações do antigo Hospital Sagrada Família, no Monte Serrat, realizou 206...

DEU BOLO? Tamires Assis diz que Davi Brito cancelou encontro após ela descer de voo: “Decisão dele”

Após Davi Brito publicar foto de termômetro tirada do Google para dizer que está doente e ser desmascarado por...
Fundação Jose Silveira

Prefeitura abre inscrições para edital Capoeira Viva nas Escolas em Salvador até dia 29 de julho

O projeto Capoeira Viva nas Escolas, promovido pela Prefeitura de Salvador, recebe propostas até o próximo dia 29 de...

Salvador tem cinco das melhores praias do Brasil, segundo ranking internacional

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Ilha dos Frades, em Salvador, foi classificada como a segunda...

TIROS NA CABEÇA E TÓRAX: Entregador que estava desaparecido é encontrado morto em Feira de Santana

Um jovem de 24 anos, que estava desaparecido, foi encontrado morto na noite dessa quarta-feira (17/), no bairro Lagoa...

Simm oferece 79 vagas para esta quinta-feira (18)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 79 vagas de emprego e estágio em Salvador...