Guarda Municipal já recolheu mais de 1 mil animais silvestres em Salvador em 2024

Entre os meses de janeiro e junho de 2024, o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM), foi acionado para recolher 1.083 animais em diversas regiões da capital baiana e região metropolitana. O número é cerca de 15% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

Do total, 763 são invertebrados, 96 serpentes, 82 mamíferos, 72 répteis em geral (lagartos, iguanas, crocodilos, tartarugas, cágados e afins), 65 aves e cinco animais marinhos. Destes, 937 animais eram adultos saudáveis, 92 filhotes e 54 estavam debilitados. Dentre os animais com maior número de resgates estão sariguês (gambás), jibóias, jabutis, caramujos, saguis e gaviões.

Os bairros com maior frequência de casos registrados até o momento são Barra/Pituba, com 82 ações; Itapuã/Ipitanga, com 43; Centro/Brotas, com 23; Pau da Lima, com 19; Liberdade/São Caetano, com 18; Cabula/Tancredo Neves, 17; Cidade Baixa, nove; Região Metropolitana e Subúrbio/Ilhas, oito cada; Cajazeiras, sete; e Vitória, três.

O coordenador do Gepa, Robson Pires, explica que, ao coletar um animal, o agente busca o máximo de informações acerca do objeto da apreensão, do local da coleta e da pessoa que fez o chamado para resgate ou entrega voluntária. “Dessa forma, é possível traçar um padrão deste tipo de ocorrência”, pontua.

Ainda de acordo com o coordenador do Gepa, o alto índice de recuperação desses animais pode ser atribuído ao processo de sensibilização que a GCM de Salvador vem realizando através de cursos e palestras voltadas para a proteção ambiental. Além da parte educacional, o grupamento também realiza patrulhamento e fiscalização diariamente, voltados à prevenção dos crimes ambientais.

Em caso de solicitação para resgate de animais, denúncia de maus tratos, invasão de terra, desmatamento e supressão de vegetação, dentre outras, a população pode acionar o Gepa através da Central de Operações da GCM, por meio do telefone (71) 3202-5312.

Serviços e demandas – “Esses animais silvestres sempre estiveram aqui na zona urbana mas, por muito tempo, foram negligenciados. Com o surgimento da unidade ambiental da GCM, a preocupação com a presença deles aumentou e os serviços foram surgindo de acordo com a demanda diária”, acrescenta o coordenador.

Os procedimentos operacionais para resgate de animais silvestres seguem padrões estabelecidos por protocolos do Ibama, Inema e GCM, sendo que o animal é resgatado pela equipe do Gepa. Após a apreensão ou resgate, os animais são encaminhados para órgãos como o Núcleo Regional de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia da Universidade Federal da Bahia (Noap/Ufba) ou um dos Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) vinculados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Caso seja uma tartaruga marinha, o destino será o projeto Tamar. Para o caso de aves marinhas, e mamíferos marinhos, os animais serão encaminhados para o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).

Nestes centros, os animais são identificados taxonomicamente – por reino, filo e classe -, passam por triagem e, a depender da situação, são submetidos a procedimentos veterinários para reabilitação. Posteriormente, serão devolvidos à natureza.

Bois são resgatados após acidente com caminhão boiadeiro em Bom Jesus da Lapa

Um caminhão boiadeiro tombou na tarde de quinta-feira (08/05), na BR-349, trecho de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, e deixou um rastro...

PM impede roubo a loja de celulares no Caminho das Árvores

Na tarde desta quinta-feira (08/05), policiais militares da 35ª CIPM prenderam em flagrante um indivíduo após tentativa de roubo a estabelecimento em um centro...
Corem

Bois são resgatados após acidente com caminhão boiadeiro em Bom Jesus da Lapa

Um caminhão boiadeiro tombou na tarde de quinta-feira (08/05), na BR-349, trecho de Bom Jesus da Lapa, no oeste...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Bois são resgatados após acidente com caminhão boiadeiro em Bom Jesus da Lapa

Um caminhão boiadeiro tombou na tarde de quinta-feira (08/05), na BR-349, trecho de Bom Jesus da Lapa, no oeste...

PM impede roubo a loja de celulares no Caminho das Árvores

Na tarde desta quinta-feira (08/05), policiais militares da 35ª CIPM prenderam em flagrante um indivíduo após tentativa de roubo...

Dia das Mães: 80% dos moradores de favelas pretendem dar presentes

Oito em dez moradores de favelas e periferias brasileiras pretendem presentear alguém no Dia das Mães, segundo pesquisa feita...

Brasil deve terminar o ano melhor do que estimado por projeções

Ao comentar os dados sobre a queda na inflação oficial do país no mês de abril, que apontou queda...