O cantor Léo Santana trouxe à tona uma discussão sobre os critérios que definem o sucesso musical nas plataformas de streaming. Em uma entrevista recente ao Brito Podcast, o artista expressou sua estranheza ao ver canções no topo do Spotify que ele nunca ouviu serem executadas nas ruas, questionando a real popularidade dessas faixas.
Para Léo, o sucesso de uma música deveria ser medido pela sua presença no cotidiano das pessoas, pelo número de vezes que é tocada em festas, cantada pelo público nos shows e comentada nas redes sociais. “Acabou que virando uma parada muito mais de dinheiro do que resultado do povo na rua”, afirmou o cantor.
O cantor disse que muitas músicas que alcançam o primeiro lugar no Spotify são desconhecidas para ele e, aparentemente, para muitos outros. “Canções que têm batido número 1, mas que eu nunca ouvi […]. É diferente você ouvir um número 1 do país que a p*rra tá sendo executada de verdade […]. Tem canções que apareciam no Top 1 que eu ficava ‘desculpa, mas de quem é?’. Não é desmerecer nem desfavorecer o trabalho, mas é porque eu realmente não ouvia”, disse o artista
Léo Santana, que se destaca por sucessos como “Zona de Perigo” e “Posturado e Calmo”, ressaltou que, apesar de algumas de suas músicas serem amplamente cantadas e reconhecidas em seus shows, elas não atingem as posições mais altas nos charts das plataformas de streaming. “Eu trabalho na rua, irmão. Pô, eu vivo dessa parada aqui”.