Brasil vence Portugal e está nas quartas de final da disputa por equipes do tênis de mesa nos Jogos Olímpicos

Começou nesta segunda-feira, 05, a disputa por equipes no tênis de mesa. No masculino, o Brasil fez um encontro lusófono com Portugal. E, com pontos de Vitor Ishiy/Guilherme Teodoro nas duplas e de Hugo Calderano e de Ishiy no individual, venceu por 3 a 1, avançando para as quartas de final. O adversário será o vencedor do confronto entre França e Eslovênia. Tanto Guilherme quanto Vitor fizeram questão de valorizar a presença de Hugo na equipe, menos de 24 horas depois de terminar a disputa individual na quarta colocação.

“Quero agradecer o esforço do Hugo em estar com a gente (na disputa por equipes). Ele é o nosso líder, ter ele na equipe nos dá muita confiança. Agradecer também ao nosso técnico, o Paco, pelo ambiente que ele e o Hugo criam no grupo”, disse Vitor.

“Eu e Gui temos evoluído nas duplas e colocamos muita pressão neles. Conseguimos nos sobressair nos momentos decisivos, fizemos um a zero e tendo o Hugo do nosso lado sabíamos que tínhamos vantagem”, completou.

“Estrear com vitória por equipe é excelente, emocionante. Importante eu e o Ishiy termos conseguido essa vitória nas duplas para passar confiança para o Hugo, que vinha de uma dura derrota na disputa por medalha. No individual, acabei ficando nervoso e não consegui subir o nível, mas Hugo e Vitor foram importantes para fechar o confronto com vitória”, analisou o estreante em Jogos Olímpicos.

Depois da vitória da dupla, foi a vez de Hugo Calderano fazer o primeiro jogo do individual. O brasileiro chegou a estar perdendo por 10 a 3, mas conseguiu a virada no set e fechou o jogo em 3 a 0.

“Não foi uma tarefa fácil voltar a jogar o torneio por equipes um dia depois de ter perdido aquela disputa do bronze. Um desafio muito grande para mim. Depois de não ter conseguido meu principal objetivo, o corpo e a mente sentem bastante. Tive uma baixa de energia, mas ao mesmo tempo sabia que tinha que dar o melhor de mim pela equipe”, analisou Hugo.

“Eles terem ganho o primeiro jogo de duplas foi importantíssimo para nós. Vitor conseguiu aquela vitória no quarto jogo no detalhe. E eu consegui fazer o melhor e garantir o ponto para o Brasil. Todos estão de parabéns”.

Depois, Guilherme Teodoro foi superado por Marcos Freitas por 3 a 0. E coube a Ishiy, num jogo muito equilibrado, garantir o terceiro ponto do Brasil. Vitor chegou a estar perdendo por 12 a 11 na quinta e decisiva parcial, mas virou para 14 a 12.

“Naquele momento, eu só me concentrei nas coisas que eu tinha fazer, ficava falando comigo mesmo: ‘é só dar efeito… efeito’. A gente que acabei errando muito sozinho, batendo muito na bola, estava apressando muito a definição dos pontos. Tentei me controlar pensando nisso. Ele é um jogador muito tático, nos enfrentamos desde o juvenil e aqui na Liga da França também. Já treinamentos juntos. Foi importante saber o que mudar em cada momento do jogo”, contou Ishiy.

O resultado contra a equipe formada por João Geraldo, Marcos Freitas e Tiago Apolonia iguala a melhor campanha brasileira no torneio de equipes masculinas. Antes a marca era da equipe formada por Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Vitor Ishiy, em Tóquio 2020. Com França ou Eslovênia pela frente, a equipe parece motivada para o próximo desafio, liderados por Hugo Calderano.

“Tenho noção da responsabilidade que tenho com a nossa equipe. É importante mostrar, não só para eles, mas para nossa nova geração, como o Léo (Iizuka) que está como quarto jogador, o caminho para chegar no topo. Importante eles terem uma referência. Me sinto honrado em saber que eles me vêem como líder, alguém que pode ajudá-los a chegar mais longe”, completou Hugo.

“Podemos encarar esse confronto como uma oportunidade. Vamos usar a energia da torcida adversária ao nosso, independente de quem vier, faremos todo o possível”, disse Teodoro.

Resultados

Vitor Ishiy/Guilherme Teodoro 3 x 2 Tiago Apolonia/Marcos Freitas (12/10, 11/9, 7/11, 8/11 e 12/10)
Hugo Calderano 3 x 0 João Geraldo (13/11, 11/5 e 11/7)
Guilherme Teodoro 0 x 3 Marcos Freitas (7/11, 10/12 e 4/11)
Vitor Ishy 3 x 2 João Geraldo (14/12, 8/11, 8/11, 11/9 e 14/12)

VIDAS EM RISCO: Sem combustível, voos da FAB para transporte de órgãos podem parar

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que as aeronaves utilizadas para o transporte de órgãos para transplantes no país só têm combustível garantido até...

USAVA TORNOZELEIRA: Suspeito troca tiros com a PM e acaba morto em Cidade Nova

Um homem sem identificação formal morreu após ser baleado durante uma troca de tiros com policiais militares na localidade do Morrinho do Forno, em...
Fundação Jose Silveira

VIDAS EM RISCO: Sem combustível, voos da FAB para transporte de órgãos podem parar

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que as aeronaves utilizadas para o transporte de órgãos para transplantes no país...
Prefeitura Vitoria da Conquista

VIDAS EM RISCO: Sem combustível, voos da FAB para transporte de órgãos podem parar

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que as aeronaves utilizadas para o transporte de órgãos para transplantes no país...

USAVA TORNOZELEIRA: Suspeito troca tiros com a PM e acaba morto em Cidade Nova

Um homem sem identificação formal morreu após ser baleado durante uma troca de tiros com policiais militares na localidade...

OPERAÇÃO VÉRTICE ZERO: 2 mortos e fuzis apreendidos em Caraíva

Dois fuzis foram apreendidos durante incursões feitas por equipes da ‘Operação Vértice Zero’, no distrito de Caraíva, em Porto Seguro,...

OBRAS NA BAHIA: Empresa investigada pela PF já faturou R$ 10,8 bilhões com governo Lula

A LCM Construção e Comércio, responsável por obras de manutenção rodoviária na BR-235, na Bahia, está no centro de...