O influenciador digital Cristian Bell usou as redes sociais, nesta quarta-feira (9), para desabafar sobre a prisão do amigo e também influenciador Franklin Reis, conhecido como Neca, detido pela Polícia Civil da Bahia durante a Operação Falsas Promessas 2. A ação investiga uma organização criminosa especializada em rifas ilegais e lavagem de dinheiro, com movimentação financeira estimada em R$ 680 milhões.
Visivelmente abatido e cercado de amigos emocionados, Cristian gravou um vídeo em que comenta o impacto da notícia, especialmente por ter ocorrido no dia do aniversário de Neca. “Gente, nem estou tendo muita criatividade para postar. A gente ia sair, curtir, comemorar o aniversário de Franklin… Estamos sentados aqui, sem saber o que fazer”, declarou.
A comemoração que estava sendo planejada acabou se transformando em um dia de incertezas e silêncio nas redes sociais do grupo de influenciadores que costumam circular juntos. Além de Cristian, a irmã de Franklin, Tássia Reis, também se pronunciou nas redes, publicando um vídeo com o irmão em momentos de descontração: “Feliz aniversário. Eu te amo. Vai dar tudo certo. Minha avó criou a gente muito bem e vamos mostrar isso”, escreveu ela na legenda, demonstrando apoio em meio à repercussão do caso.
Franklin foi preso em Salvador por equipes da Polícia Civil que cumprem mandados relacionados à operação. Segundo as autoridades, ele é suspeito de fazer parte de um grupo que usava rifas virtuais para promover sorteios com prêmios de alto valor — como carros de luxo — com indícios de fraude e favorecimento.
A Operação Falsas Promessas 2 ainda resultou na prisão de 24 pessoas, incluindo 7 policiais militares. Foram expedidos 30 mandados de busca e apreensão em diferentes municípios da Bahia e também no estado de São Paulo. Além disso, 27 veículos e cinco armas foram apreendidos.
Até o momento, a defesa de Franklin Reis não se pronunciou publicamente sobre a prisão. O caso segue sob investigação do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com apoio da Corregedoria da Polícia Militar.