Ansiedade e depressão podem impactar diretamente na saúde do coração

Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS (2022), uma em cada oito pessoas no mundo vive com algum transtorno mental, sendo a ansiedade e a depressão os mais comuns, representando 60% dos casos.1 No Brasil, cerca de 9,3% da população convive com ansiedade, enquanto a depressão afeta 5,8%.2,3 Esses transtornos não apenas comprometem o bem-estar mental, mas também podem impactar gravemente a saúde do coração.

A médica Patrícia Oliveira, do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, área liderada pelo médico cardiologista Roberto Kalil Filho, explica que, para além de uma questão comportamental, o coração e o estado de espírito estão intimamente relacionados. “Transtornos mentais desencadeiam alterações biológicas importantes, mudando as vias de sinalização entre o sistema nervoso central e os órgãos. Além disso, podem levar à elevação de citocinas inflamatórias, agravando condições como aterosclerose e isquemia miocárdica”, afirma.

A especialista explica ainda que quadros de depressão e ansiedade se caracterizam pela hiperativação do sistema simpático (que prepara o organismo para reagir em situações de medo, estresse e excitação) e liberação de cortisol. “Como resultado, os indivíduos podem sofrer com vasoconstrição e aumento da pressão arterial e frequência cardíaca”, conta.

Um dos maiores exemplos do impacto das doenças mentais na saúde do coração tem nome conhecido: a ‘síndrome do coração partido’ é uma cardiopatia induzida por estresse, que se manifesta de maneira similar ao infarto agudo do miocárdio, mas sem lesões ateroscleróticas obstrutivas, caracterizadas pelo estreitamento e enrijecimento das artérias causado pelo acúmulo de gordura em suas paredes. Neste caso, segundo a especialista, o estresse e a depressão ativam o sistema neuro-hormonal, levando a liberação de substâncias que reduzem o fluxo sanguíneo no músculo cardíaco (vasoconstrição) e possível lesão celular.

Cuidados multidisciplinares

A abordagem multidisciplinar é essencial para prevenir os efeitos negativos da ansiedade e depressão no coração. “O acompanhamento por uma equipe que inclui cardiologistas, psicólogos e psiquiatras é fundamental, especialmente em pacientes que já passaram por eventos cardíacos”, explica Patrícia.

Entre as abordagens estão:

.Terapias psicológicas e psiquiátricas: ajudam a tratar os transtornos mentais, reduzindo o risco cardiovascular.

.Exercícios físicos regulares: promovem bem-estar emocional e melhoram a saúde cardiovascular.

.Medicação apropriada: quando indicada, pode controlar sintomas emocionais e prevenir complicações cardíacas.

Além disso, protocolos clínicos específicos permitem o rastreio precoce de transtornos mentais em pacientes cardíacos, melhorando tanto a qualidade de vida quanto a sobrevida.

“O equilíbrio emocional é tão importante quanto o controle de fatores tradicionais, como colesterol e pressão arterial. Ao cuidar da saúde mental, estamos cuidando também do coração”, conclui a cardiologista.

PLANALTO: Mulher é atropelada e morta a facadas pelo ex em Planalto; crime foi presenciado por outra vítima

Uma mulher de 33 anos foi morta brutalmente no último sábado (5), no município de Planalto, no sudoeste da Bahia. Edilaine de Jesus Silva...

‘Torre’ do BDM no Vale do São Francisco é localizado em território do TCP no RJ

Uma operação que envolveu as polícias civis da Bahia, Pernambuco e do Rio de Janeiro, resultou na prisão, na manhã desta segunda-feira (07/07), de...
Fundação Jose Silveira

PLANALTO: Mulher é atropelada e morta a facadas pelo ex em Planalto; crime foi presenciado por outra vítima

Uma mulher de 33 anos foi morta brutalmente no último sábado (5), no município de Planalto, no sudoeste da...
Fundação Jose Silveira

PLANALTO: Mulher é atropelada e morta a facadas pelo ex em Planalto; crime foi presenciado por outra vítima

Uma mulher de 33 anos foi morta brutalmente no último sábado (5), no município de Planalto, no sudoeste da...

‘Torre’ do BDM no Vale do São Francisco é localizado em território do TCP no RJ

Uma operação que envolveu as polícias civis da Bahia, Pernambuco e do Rio de Janeiro, resultou na prisão, na...

MEC pede colaboração para identificar carências locais de ensino técnico

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), lançou nesta segunda-feira, 7...

ENGOMADEIRA: Pastora baleada na cabeça segue em estado grave; família pede orações e doações de sangue

A pastora Carine Carvalho, baleada na cabeça no último sábado (5) durante um ataque a tiros no bairro da...