O ex-prefeito de Xique-Xique, Reinaldo Braga Filho, criticou nesta sexta-feira (2) o governo do estado pela entrega de apenas um tanque pipa de 4 mil litros para municípios afetados pela grave seca na região de Irecê, a pior dos últimos anos. Ele ainda ironizou o governo: “Pronto, agora acabou a seca na região de Irecê!”.
Reinaldinho disse que a situação está insustentável para a população em geral, que enfrenta escassez de água, e para os produtores rurais, que estão vendo suas lavouras serem destruídas pela falta de chuva e seus animais, mortos.
“O governo do estado entregou um tanque pipa de 4.000 litros para cada município. Essa situação está insustentável e tem que mudar. Os prefeitos estão em desespero vendo as graves consequências da seca. E o governo, além de agir com grande atraso, ainda adota ações muito aquém do necessário para amenizar a situação, que é muito grave”, disse.
O ex-prefeito afirmou que o governo demorou a agir e, quando decidiu entrar no assunto, tem feito reuniões do comitê de crise. “É reunião pra marcar outra reunião e, depois de tanta espera, eles entregam um tanque de 4 mil litros para os municípios. É uma vergonha. O povo merece respeito”, declarou.