O Complexo do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, passará por mudanças temporárias a partir deste sábado-feira (10/05) em função do avanço das obras de modernização da unidade. A principal alteração afeta o acesso à Concha Acústica, que, a partir de 16 de maio, terá entrada exclusiva pela Ladeira da Fonte, na rua ao lado, próxima à Igreja Sião e à Galeria Forte de São Pedro.
A bilheteria física também será transferida para o mesmo local e funcionará de segunda a sábado, das 11h às 19h, estendendo o atendimento até às 21h em dias de eventos. Com as alterações, a bilheteria deixará de operar na entrada tradicional do TCA, no Campo Grande.
Outra mudança importante é o fechamento do estacionamento do complexo, a partir do sábado. O público está sendo orientado a utilizar alternativas de transporte como ônibus, caronas ou aplicativos de mobilidade.
Já o acesso à Sala do Coro será feito por um novo trajeto: o portão localizado na Travessa Corneta Lopes, ao lado do complexo. A entrada leva até a Esplanada do TCA, onde será possível ingressar na sala de espetáculos.
As alterações são válidas até o fim das obras e fazem parte da terceira e última etapa de requalificação do TCA, iniciada em 2024. Esta fase contempla a reforma da Sala Principal, do foyer, do jardim suspenso, do Centro Técnico e das salas de ensaio dos corpos artísticos — como o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) — além das áreas administrativas.
As intervenções incluem demolições, medições acústicas, retirada de equipamentos e a construção de estruturas de backstage. Desde 2013, o TCA passa por reformas em etapas. A primeira foi concluída em 2016 com a modernização da Concha Acústica, e a segunda, com foco na Sala do Coro, foi finalizada em 2018.