Thiago da Silva Folly, conhecido como “TH da Maré”, foi morto na manhã desta terça-feira (13) durante uma operação policial no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ele era apontado como liderança do Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa que mantém aliança com o Bonde do Maluco (BDM) na Bahia.
A localização do suspeito foi feita pelo setor de inteligência da PM. De acordo com a corporação, ele morreu durante um confronto com os policiais no momento da chegada das equipes. Uma pistola foi apreendida com ele.
Thiago estava foragido há oito anos. Segundo informações da polícia, ele era investigado por envolvimento em ataques a vias públicas, roubos de veículos e homicídios, além de suspeita de participação nas mortes do cabo do Exército Michel Augusto Mikami, do soldado da Força Nacional Helio Messias Andrade e de dois policiais do Bope, em julho de 2023.
Durante a ação, houve tiroteio na região, e duas pessoas foram baleadas. Elas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.
A operação segue em andamento, com atuação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e apoio do grupamento aéreo. A Linha Amarela chegou a ser interditada na altura da Avenida Brasil e da Linha Vermelha por causa do confronto.