A prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil), revelou ao Informe Baiano, nesta segunda-feira (19/05), na Marcha dos Prefeitos em Brasília, que o município sofreu mais um bloqueio de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) devido a dívidas da gestão Mário Alexandre, o Marão. Com isso o valor total retido já está em quase R$50 milhões somente esse ano.
“Nós estamos com uma grande dificuldade e estamos trabalhando, fazendo isso desde o primeiro dia de mandato. Agora, já são quase 50 milhões de reais bloqueados, pq eu dificulta muito mesmo. Mas estamos trabalhando com o nosso deputado, com senadores, em busca de melhorar o nosso município”, pontuou.
Os débitos são referentes a diversos pagamentos atrasados, a exemplo de INSS, precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
Valderico Júnior também defendeu a PEC 66/2023, “que é uma importância gigantesca para todos os municípios do Brasil, Ilhéus não é diferente e precisa muito dessa colocação”.
A medida está em tramitação na Câmara dos Deputados e trata do parcelamento da dívida previdenciária dos municípios, além da criação de um novo regime para o pagamento de precatórios.