O prefeito de Jeremoabo, Tista de Deda (PSD), está em Brasília participando da XXVI Marcha em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Durante sua passagem pela capital federal, ele tem dialogado com parlamentares e reforçado pautas prioritárias para os gestores municipais, como a aprovação da PEC-66 e a liberação de emendas parlamentares.
“Estamos aqui buscando aprendizado, parcerias e soluções para os desafios que enfrentamos em Jeremoabo. A PEC-66 é uma necessidade urgente para os municípios, especialmente em relação às dívidas com o INSS. Pegamos uma prefeitura com um débito histórico que saltou para mais de R$136 milhões. É uma situação que compromete as finanças e a capacidade de investimento da gestão”, afirmou o prefeito ao Informe Baiano.
Tista também citou outros problemas herdados, como dívidas com a Coelba, frota sucateada e ausência de informações básicas na educação. Segundo ele, a atual gestão tem atuado para reconstruir Jeremoabo em diversas frentes, com investimentos em pavimentação, recuperação de estradas vicinais, reestruturação da frota municipal e apoio à cultura local.
O gestor agradeceu aos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, além de deputados estaduais e federais, pela destinação de emendas que têm ajudado a viabilizar obras e programas no município. “Temos buscado convênios com o governo estadual e federal. As emendas têm sido fundamentais para tirarmos Jeremoabo do colapso”, completou.
Durante a conversa com o Informe Baiano, o prefeito também fez um convite especial para o São João de Jeremoabo, que, segundo ele, é um dos maiores do Brasil. “Nosso São João é tradição, com alvorada às 5h da manhã, casamento matuto a cavalo e valorização dos artistas locais. É uma festa que resgata nossa cultura e movimenta a economia da cidade”, concluiu.