Prefeitura entrega praça na região de Pirajá e vai inaugurar 40 novos equipamentos nas próximas semanas

A Prefeitura de Salvador inaugurou, nesta terça-feira (20), a Praça Nadson Ribeiro Gomes dos Santos, localizada no Conjunto Presidente Médici, conhecido como Metrô 1, em Granjas Rurais, na região de Pirajá. O novo equipamento público ocupa uma área de mais de 2 mil metros quadrados e passou a ser utilizado como um local de lazer e convivência pela comunidade da região após a intervenção da gestão municipal.

 

A praça, que era um local descuidado e sem equipamentos de lazer, ganhou infraestrutura voltada a públicos de todas as idades. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura entregou mais de 600 novas praças e, nas próximas semanas, mais 40 equipamentos serão inaugurados pela gestão municipal.

 

“Hoje estamos reforçando nosso compromisso com os moradores de Salvador, sobretudo das áreas mais pobres. Nosso compromisso de levar qualidade de vida para a população com espaços que promovem saúde e socialização. Estamos investindo em todas regiões para garantir mais dignidade às famílias”, comentou o prefeito Bruno Reis.

 

Ele ressaltou ainda a necessidade do comprometimento da população para preservar os espaços públicos que, muitas vezes, após serem entregues, são vandalizados. “Não adianta a prefeitura entregar e a população vandalizar. Não adianta investir recursos, entregar uma praça nova, bem estruturada, com tudo funcionando, e poucos dias depois encontrarmos equipamentos quebrados. É preciso que cada morador entenda que este espaço é dele, da sua família, dos seus vizinhos”, comentou o prefeito.

 

A praça conta com um parque infantil, com casa de Tarzan, escorregadeira em fibra, gangorra, balanço em eucalipto, amarelinha e cercado em tubo galvanizado. Para crianças de 0 a 6 anos, há ainda uma área exclusiva com brinquedos adaptados à faixa etária, como cavalinho em fibra, balanço especial e circuito lúdico.

 

O espaço também possui sete conjuntos de mesas para jogos, dois conjuntos de mesas infantis e uma mesa temática em formato de cogumelo, além de equipamentos de ginástica como espaldares, barras de apoio e prancha abdominal.

 

Além disso, os moradores ganharam ainda uma miniquadra, uma quadra poliesportiva, mesas de pingue-pongue e futmesa, além de áreas com grama natural e sintética, pintura renovada e bancos pré-moldados. O local também foi contemplado com nova iluminação em LED, o que aumentou a sensação de segurança à noite.

 

Transformação – O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, ressaltou que já foram entregues mais de 600 praças nos últimos quatro anos. Ele também comentou como o vandalismo afeta os cofres públicos, gerando prejuízos de mais de R$ 400 mil só no ano passado. “Quando um equipamento é vandalizado, quem sai perdendo é a sociedade”, disse.

 

A merendeira Sandra Souza, de 45 anos, vive no Conjunto Médici há 10 anos. Ela estava no local na companhia de uma das filhas, de seis anos. A garota se divertia nos brinquedos instalados durante a reforma da praça. “Agora temos o prazer de, no final da tarde, sentar e ficar olhando as crianças brincando nos brinquedos novos. Antes, neste espaço não tinha nada. Ficou lindo”, avaliou a moradora.

 

Jussara Silva Santos, de 49 anos, também comentou sobre a requalificação da praça. Trabalhando na área desde 2013, ela lembrou da situação de abandono em que o local se encontrava antes da intervenção da Prefeitura. “A praça antigamente estava completamente entregue. Era só mato por todo lado. As crianças não podiam brincar, não tinha nada, absolutamente nada”, contou.

 

Jussara morou no Conjunto por cerca de seis anos, mas teve que se mudar em 2013 por não conseguir encontrar uma casa disponível para alugar. Apesar disso, trabalha no local como vendedora de acarajé. “Mesmo sem conseguir uma casa para morar, continuei trabalhando aqui porque gosto muito do meu ponto, que vai aumentar a movimentação já que mais gente tem vindo para a praça depois da reforma”, relatou.

Indígenas agridem caminhoneira e destroem veículo no Extremo Sul baiano

Um protesto liderado por indígenas da Aldeia Trevo do Parque, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, nesta segunda-feira (07/07), resultou em agressão. A...

Divergência política sobre IOF é própria da democracia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (7) que a divergência com o Congresso Nacional sobre o decreto que aumentava o...
Fundação Jose Silveira

Indígenas agridem caminhoneira e destroem veículo no Extremo Sul baiano

Um protesto liderado por indígenas da Aldeia Trevo do Parque, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, nesta segunda-feira...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Indígenas agridem caminhoneira e destroem veículo no Extremo Sul baiano

Um protesto liderado por indígenas da Aldeia Trevo do Parque, em Eunápolis, no extremo sul da Bahia, nesta segunda-feira...

Divergência política sobre IOF é própria da democracia, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (7) que a divergência com o Congresso Nacional sobre...

Anvisa alerta sobre uso do formol como alisante de cabelos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (7), um informe de segurança alertando sobre os riscos...

Cajado defende corte gradual de benefícios fiscais e aponta falta de controle do governo

Em entrevista à GloboNews na manhã desta segunda-feira (07/07), o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) voltou a defender a...