Com foco nas políticas públicas de inclusão e de valorização da diversidade, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), por meio da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), promoveu mais uma capacitação voltada para servidores das Prefeituras-Bairro de Salvador, nesta terça-feira (20), desta vez na Prefeitura-Bairro Subúrbio-Ilhas, em Paripe. A orientação abordou as deficiências física, auditiva, visual, intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de desenvolver competências técnicas e comportamentais para um atendimento público mais humanizado e acessível nas unidades.
As psicopedagogas e audiodescritoras Flávia Mendonça e Leidiane Damasceno conduziram a formação falando, em um primeiro momento, sobre deficiências físicas e atendimento. Em um segundo momento, o foco foi sobre empatia e os transtornos do neurodesenvolvimento, a exemplo do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Cerca de 30 servidores participaram da atividade.
Leis e empatia – “Estamos aqui para fazer cumprir a Lei da Inclusão, que em seu artigo 4º estabelece que toda pessoa com deficiência tem direito a igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Um desafio maior é o das deficiências invisíveis. Muita gente diz que algumas pessoas com transtorno não demonstram ter algum tipo de deficiência. Por isso mesmo, a Prefeitura tem feito a distribuição das carteirinhas de identificação para que a população entenda que aquela é uma pessoa que traz uma deficiência, que pode ser intelectual, ou o autismo, e por isso, também tem prioridade”, afirmou Flávia.
“Através da Sempre e da DPCD, estamos falando sobre atendimento à pessoa com deficiência, sobre as leis, a empatia, acessibilidade, que é extremamente importante. Trouxemos alguns comportamentos, a exemplo de como conduzir, por exemplo, uma pessoa cega nos espaços e como fazer a abordagem para o atendimento, que é extremamente importante. A pessoa com deficiência está em todos os espaços e aqui é um espaço de atendimento, então os atendentes precisam estar capacitados e esse é o papel da Sempre”, acrescentou Leidiane.
Aprendizagem – Supervisora da Prefeitura-Bairro Subúrbio-Ilhas, Catiane Reis avaliou o curso como uma ferramenta essencial para o cotidiano da unidade. “Achei muito bom e interessante, aprendemos muito e foi também um momento muito rico de troca de informações. A capacitação ajuda no desenvolvimento e melhoria do atendimento ao cidadão requerente que chega a nossa unidade, especialmente aqui no Subúrbio, onde a demanda de pessoas com deficiência é muito alta. A equipe gostou bastante”.
Para o atendente Carlos Henrique Conceição, 26 anos, recém-chegado à equipe, a capacitação foi enriquecedora. “É essencial para quem lida com o público. Me sinto mais bem preparado”.
Eneida Magalhães, 36 anos, atendente há um ano e sete meses na Prefeitura-Bairro Subúrbio-Ilhas, destacou o impacto da formação não só para o trabalho, mas também para o exercício da cidadania. “É muito importante, principalmente para a nossa responsabilidade como cidadãos. Precisamos entender a inclusão social de pessoas com deficiência para que possamos mudar a nossa maneira de enxergar e incluí-las na sociedade. Se cada um pudesse ter esse entendimento, com certeza, nós teríamos uma sociedade melhor”.
Programação – As formações já ocorreram nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas, Itapuã/Ipitanga e Liberdade/São Caetano, e seguem até o dia 3 de junho, abrangendo as unidades da Cidade Baixa, Cajazeiras, Pau da Lima, Barra/Pituba, Valéria e Cabula/Tancredo Neves.