O deputado federal Alex Santana (Republicanos-BA) avaliou, nesta quarta-feira (21/05), a articulação em torno da possível federação entre os partidos Republicanos e MDB.
Ao Informe Baiano, ele disse que o Republicanos deve assumir o protagonismo na Bahia, enquanto o MDB terá que buscar espaço dentro da nova estrutura. O Republicanos conta na Bahia com três deputados federais e o MDB com apenas um.
“Toda federação, todo o casamento, é constituído de responsabilidades, obrigações e satisfações. Toda federação traz consigo os seus problemas. Mas acredito que, na Bahia, o Republicanos está mais forte, com três deputados federais, enquanto o MDB tem menos representatividade. Por isso, o protagonismo dessa fusão será do Republicanos”, afirmou Santana.
Para o parlamentar, o desafio maior será para os emedebistas. “A preocupação fica muito mais para o MDB, para onde é que eles vão se acomodar, do que para o Republicanos, que já está bem posicionado”, destacou.
Apesar das possíveis dificuldades, Alex Santana reforçou que o MDB será bem-vindo na construção de uma coalizão sólida. “São quadros importantes da política baiana, que têm muito a contribuir. Será positivo se conseguirmos formar uma união que beneficie todos os envolvidos.”
Outras lideranças partidárias ligadas aos dois grupos confidenciaram ao IB que a federação já é dada como certa. Apenas dois estados ainda enfrentam ajustes. Na Bahia, o Republicanos integra o grupo oposicionista e o MDB faz parte da base governista.