Durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) fez duras críticas ao governo Lula e questionou as propostas apresentadas pelo presidente para resolver os problemas enfrentados pela população mais carente. Em entrevista ao Informe Baiano, na quarta-feira (21/05), o parlamentar destacou a insatisfação com a ausência de ações concretas e repudiou a ideia de criar novas linhas de crédito como resposta à falta de saneamento básico.
“O presidente Lula participou do maior evento municipalista da história, com prefeitos de todo o Brasil, mas não apresentou nenhuma proposta sólida para os municípios. Pelo contrário, disse que existem mais de quatro milhões de famílias que ainda fazem suas necessidades ‘na moita’, e a solução que ele trouxe foi oferecer linha de crédito. Isso só vai aumentar ainda mais o endividamento da população carente”, criticou Samuel.
Segundo o deputado, em vez de investir diretamente em infraestrutura e saneamento básico, o governo federal opta por empurrar a responsabilidade para os cidadãos, incentivando o endividamento como forma de acesso a direitos básicos. “Esse é o governo que está aí. Se você acha que está certo, continue apoiando. Mas eu não posso concordar com isso”, disparou.
Ao lado do deputado federal Alex Santana, Samuel também defendeu a liberação mais ágil das emendas parlamentares, destacando a lentidão do governo federal no cumprimento dos repasses indicados pelos congressistas. “Os parlamentares fazem as indicações, mas o governo não cumpre. Esperamos que essa realidade mude”, concluiu.