Uma idosa de 78 anos, identificada como Lídia Linhares, foi vítima de maus-tratos no bairro Santa Luzia, em Barreiras, no oeste da Bahia. A agressão foi descoberta pela família após a instalação de uma câmera escondida na residência.
Portadora de diabetes e hipertensão, Lídia não anda, não fala e depende totalmente de terceiros para as atividades diárias. Ela mora com a filha, que, por conta de uma criança pequena, contratou uma cuidadora no dia 3 de junho de 2024 para auxiliar nos cuidados.
Conforme apuração do Informe Baiano, a suspeita surgiu depois que a família percebeu hematomas no corpo da idosa. Mesmo desconfiados, os parentes não imaginavam que os ferimentos fossem resultado de agressões. A idosa, por meio de gestos, conseguiu alertar a filha, apontando para a cuidadora e levando a mão ao pescoço, indicando estar sendo maltratada.
Com o alerta, a família instalou uma câmera no ambiente e flagrou as agressões em vídeo. Imediatamente procuraram a Delegacia e registraram um boletim de ocorrência na última quinta-feira (22).
A Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para apurar os fatos. A filha e a nora da vítima já foram ouvidas, assim como a suspeita. Um perito foi até a residência da idosa, onde constatou lesões corporais, incluindo hematomas pelo corpo e ferimentos na boca. O exame de corpo de delito foi solicitado, e as investigações seguem em andamento para responsabilizar a autora e apurar a extensão da violência.
Uma idosa de 78 anos, identificada como Lídia Linhares, foi vítima de maus-tratos no bairro Santa Luzia, em Barreiras, no oeste da Bahia. A agressão foi descoberta pela família após a instalação de uma câmera escondida na residência. pic.twitter.com/cnM7m1pYAY
— Informe Baiano (@Informebaiano) May 24, 2025