Os bastidores da política de Lauro de Freitas ganharam neste final um novo movimento que tem causado repercussão. Trata-se de um encontro entre o empresário Teobaldo Costa (União Brasil) e o vereador Decinho (PT), que se reuniram para discutir a política na cidade e no estado.
De acordo com informações dos bastidores, Teobaldo e Decinho articulam uma aliança para as eleições do próximo ano, em movimento contra a prefeita Débora Regis (União Brasil). Embora tenha apoiado Débora nas eleições de 2024, Teobaldo já vem fazendo articulações contra a gestão da prefeita desde o início da gestão, criando um ambiente de instabilidade no grupo político.
De acordo com informações de bastidores, o acordo entre os dois é que Decinho dispute novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa e Teobaldo seja candidato a deputado federal. Neste cenário, a dupla faria uma “dobradinha” em Lauro de Freitas.
Decinho foi o vereador mais votado do PT na cidade em 2024 e apoiou para prefeito a candidatura de Rosalvo (PT), que foi derrotado por Débora. Em 2022 ele também foi candidato a deputado estadual e foi o mais votado na cidade. Teobaldo foi candidato a prefeito do município em 2020 e, na eleição passada, caminhou com Débora.
O movimento de Teobaldo de articular uma aliança com o PT tem irritado o grupo político de Débora. Muitos consideram os passos de Teobaldo como traição contra Débora e contra todo o grupo, que faz oposição ao PT.