A Polícia Federal apreendeu, neste sábado (31), uma embarcação semissubmersível que seria utilizada para o envio de cocaína à Europa. A operação ocorreu na Ilha do Marajó, no Pará, e contou com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha do Brasil.
A ação é um desdobramento das investigações iniciadas após a prisão de cinco homens interceptados no mar de Portugal, no início deste ano, enquanto transportavam quase sete toneladas de drogas em uma embarcação semelhante. Na ocasião, três dos tripulantes eram brasileiros. Segundo a polícia portuguesa, os entorpecentes seriam transferidos para outras embarcações antes de chegarem ao destino final.
As investigações apontaram que o chamado “submarino do tráfico” apreendido em março foi fabricado na mesma região do Marajó. A nova apreensão reforça a suspeita de que o local funciona como polo de produção dessas embarcações clandestinas, usadas por organizações criminosas para o tráfico internacional de drogas.
A operação contou com um trabalho integrado entre agências brasileiras, portuguesas, espanholas e norte-americanas. Houve intercâmbio de informações de inteligência com a Polícia Nacional da Espanha, a Polícia Judiciária de Portugal e a Drug Enforcement Administration (DEA), a agência antidrogas dos Estados Unidos.