O traficante e homicida Adilson Souza Lima, conhecido como “Roceirinho”, apontado como fundador e líder da facção Katiara, deixou o Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, onde cumpria pena em regime fechado. Ele foi transferido para o Conjunto Penal de Lauro de Freitas, onde passará a cumprir a pena em regime semiaberto.
Conforme apuração do Informe Baiano, a movimentação acendeu o alerta entre as forças de segurança pública da Bahia. Fontes do IB relatam que há expectativa de que Roceirinho promova uma aliança entre a Katiara e o Comando Vermelho (CV), facção de origem carioca com atuação nacional.
A possível união entre os dois grupos pode intensificar ainda mais o confronto com o BDM (Bonde do Maluco), rival direto das organizações.
A Katiara tem forte atuação no interior baiano, especialmente no Recôncavo, e o retorno parcial de Roceirinho às ruas pode representar uma escalada na disputa por território, tráfico de drogas e poder armado.
Setores de inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) acompanham de perto os desdobramentos da situação e avaliam medidas preventivas para conter possíveis ondas de violência. Até o momento, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) não se pronunciou oficialmente sobre a decisão judicial que permitiu a progressão de regime do criminoso.