Ampliar os esforços no combate ao crime organizado, reforçando o policiamento em diferentes áreas da capital baiana é o principal objetivo da ‘Operação Dominus Areae’, ação de integração tática entre equipes da Polícia Militar da Bahia, lançada na manhã desta quinta-feira (9). A ação foi lançada durante a entrega de 62 viaturas para a corporação, no bairro do Bonfim, em Salvador.
Lançamento da ação contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior, do subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, e do comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.

A iniciativa conta com um reforço de equipes policiais de unidades ordinárias e especializadas, que intensificarão o policiamento ostensivo em Salvador com foco na redução dos crimes violentos letais intencionais (CVLI), a exemplo dos homicídios.
A Operação Dominus Areae alcançará regiões com índices de criminalidade, garantindo o uso estratégico e eficiente dos recursos operacionais para fortalecer a atuação na preservação da ordem pública. Os Veículos Táticos Blindados, entregues pelo Governo do Estado, serão utilizados pelos policiais, em pontos estratégicos, trazendo um grande nível de ostensividade às ruas da cidade e maior tranquilidade para os cidadãos.
Entrega de viaturas
Sessenta e duas viaturas foram entregues para reforçar o trabalho das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes), conhecidas popularmente como “Caatinga”.
Os veículos do tipo caminhonete apresentados hoje chegam com a nova identidade visual das especializadas da corporação, são oriundas de contrato de locação mensal e garantirão aos profissionais que atuam nas Cipes Caatinga, Cacaueira, Central, Cerrado, Chapada, Leste, Litoral Norte, Mata Atlântica, Nordeste, Polo, Semiárido e Sudoeste mais agilidade no atendimento e maior segurança durante as ações ostensivas, aumentando o nível de operacionalidade e diminuindo o tempo/resposta.
Outras 543 viaturas foram entregues para unidades da PM e Polícia Civil em diferentes regiões da Bahia somente em 2025.