A menina de 11 anos que caiu de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, foi encontrada sem vida na noite desta quinta-feira (10). A morte foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 23h, cerca de 10 horas após a queda.
A vítima, identificada apenas como Bianca pelo governador Eduardo Leite (PSD), era autista e estava com os pais, turistas de Curitiba (PR), quando o acidente aconteceu. Segundo o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a família se preparava para sentar em um banco quando a menina saiu correndo em direção à borda do cânion. O pai ainda tentou alcançá-la, mas não conseguiu evitar a queda. No local, não há qualquer tipo de cerca de proteção.
A operação de resgate mobilizou equipes dos pelotões de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre, com apoio da aviação da Brigada Militar. A vítima foi localizada por volta das 17h30, a cerca de 70 metros abaixo do ponto da queda, com o uso de um drone com câmera térmica.
Devido às condições climáticas, o resgate precisou ser feito por cordas, o que exigiu esforço prolongado das equipes até o fim da noite. O corpo foi alcançado às 23h, quando os bombeiros constataram o óbito.
Agora, a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) assumem os procedimentos para apuração das circunstâncias do caso.
Nota do Corpo de Bombeiros
“Hoje quinta-feira dia 10 de Julho por volta das 13:30hs o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de uma ocorrência no Cânion Fortaleza em Cambara do Sul, onde uma menina teria caído da borda do cânion em direção ao precipício. Equipes dos Pelotões de Canela e Gramado deslocaram ao local e prontamente outra equipe do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre juntamente com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar deslocaram para apoio. Por volta das 17:30hs com auxílio de um Drone do Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada a cerca de 70 metros de altura do ponto da queda, de imediato as equipes iniciaram a montagem dos equipamentos para acessar por cordas o cânion, haja visto que devido as condições climáticas, as aeronaves não conseguiam operar com segurança no local. As equipes seguiram os trabalhos no local noite a dentro e próximo das 23h chegaram até a vítima que infelizmente já estava sem vida. Agora as equipes efetuam a ascensão do cânion, para finalização dos trabalhos de resgate no local, dando início em seguida os tramites da Policia Civil e Instituto Geral de Perícias.