O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) divulgou nota nesta segunda-feira (14/07) repudiando a agressão cometida contra uma enfermeira no Hospital Português, em Salvador. A agressora seria uma acompanhante de paciente, que atacou a profissional durante o exercício de suas funções.
Na nota, o Coren-BA classifica o ato como covarde, criminoso e inaceitável, destacando que a violência contra profissionais de saúde não pode ser naturalizada. A entidade reforça que “agredir um profissional da saúde é atacar todo um sistema que cuida da vida” e cobra a apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização da agressora.
Ainda de acordo com o conselho, esse não é um caso isolado. “Episódios como esse têm se tornado frequentes e demonstram a urgência de ações concretas para garantir a segurança de quem atua na linha de frente do cuidado”, pontua o texto.
O Coren-BA informou também que esteve presencialmente no Hospital Português para prestar acolhimento à enfermeira agredida e oferecer apoio institucional.
A autarquia reforça ainda a existência do canal denunciasassedio@coren-ba.gov.br, voltado exclusivamente para receber denúncias de agressões contra profissionais de enfermagem. As manifestações recebidas são formalmente acolhidas e encaminhadas às autoridades competentes para adoção das medidas legais cabíveis.
“O Coren-BA seguirá vigilante, firme e atuante na defesa da dignidade da enfermagem baiana”, conclui o comunicado.