O prazo para inscrições no processo eleitoral do Conselho Estadual de Juventude da Bahia (CEJUVE-BA) termina nesta quinta-feira (31). O edital convoca entidades da sociedade civil de todo o estado a participarem da renovação das cadeiras do colegiado para o biênio 2025–2027.
Com papel estratégico na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas às juventudes, o CEJUVE é uma instância de participação social que assegura o protagonismo juvenil nas decisões do governo estadual. Vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o Conselho é composto por representações do poder público e da sociedade civil, atuando de forma paritária, em articulação com Coordenação Geral de Políticas de Juventude (COJUVE), vinculada à Secretaria de Relações Institucionais do Governo da Bahia.
A eleição das novas entidades representa mais que o cumprimento de uma etapa legal, é um chamado à mobilização das juventudes organizadas e ao fortalecimento do CEJUVE como instrumento de controle social e escuta permanente. A participação ativa no conselho garante que as vozes das juventudes baianas – em sua diversidade de territórios, pautas e identidades – sejam ouvidas, respeitadas e consideradas nos processos de gestão pública.
Podem se inscrever organizações da sociedade civil que atendam a alguns critérios:
• Ter, no mínimo, dois anos de atuação comprovada;
• Desenvolver ações com juventudes ou na defesa de seus direitos;
• Estar com a documentação atualizada.
• Estar presentes em mais de três territórios de identidade.
As entidades devem apresentar estatuto, relatório de atividades dos últimos dois anos, documento do representante legal e a ficha de inscrição (Anexo I). Toda a documentação pode ser entregue presencialmente na Serin ou via plataforma e-Docs, até esta quinta-feira (31).
Etapas do processo:
• 31/07/2025: Encerramento das inscrições;
• 13/08/2025: Divulgação das entidades habilitadas;
• 20/08/2025: Assembleia eleitoral para definição das representações.
A construção de políticas públicas eficazes para a juventude exige representação ativa, conectada com a realidade dos territórios e engajada nas transformações sociais. Ao compor o CEJUVE, as entidades têm a oportunidade de fortalecer sua atuação, influenciar diretamente as decisões do Estado e articular redes com outros coletivos e organizações juvenis da Bahia.
O processo eleitoral do CEJUVE-BA é um momento chave para renovar compromissos democráticos, reconhecer o papel das juventudes organizadas e garantir que o conselho continue sendo um espaço de diálogo, incidência e construção coletiva.
Mais informações estão disponíveis no site da SERIN (https://www.ba.gov.br/serin/cejuve) e nas redes sociais da Coordenação Geral de Políticas de Juventude (COJUVE) – @cojuveba, também vinculada à Secretaria.