Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Tite diz que seleção estrearia sem Neymar se a Copa do Mundo começasse hoje

Se a estreia do Brasil na Copa do Mundo fosse hoje, o time que joga o amistoso contra a Croácia neste domingo, em Liverpool, seria o titular. Ou seja, sem Neymar. A afirmação foi feita neste sábado pelo técnico Tite, em Anfield Road. Por um motivo muito simples: é a melhor formação que ele tem neste momento.

Tite escalará para iniciar a partida de amanhã: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro; Fernandinho, Paulinho, Willian e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, que será o capitão do time. “Esse seria o time sim, porque no momento são os melhores e a gente tem de trabalhar em cima dos melhores, buscando a evolução de cada um”, explicou o treinador.

Neymar, evidentemente, vai ter um lugar na equipe quando estiver em forma. Mas amanhã, contra a Croácia, no dia em que completa três meses da cirurgia a que foi submetido no quinto metatarso do pé direito, o craque entrará no segundo tempo. Foi o que decidiu Tite.

Quando Neymar voltar, no entanto, os maiores candidatos a sair do time são Philippe Coutinho e Willian. Tite não diz isso claramente, mas suas respostas levam a esta direção. Ele, por exemplo, está convicto de que Casemiro e Fernandinho dão a suporte defensivo necessário ao time. “Eu busco o equilíbrio. O Fernando remete a uma característica do Atlético-PR, do Shakhtar e adaptada no City. É o articulador, o passador do lado esquerdo com liberdade para Marcelo e do atacante que estiver do lado esquerdo”, disse.

Ele, porém, não quer se deixar levar pela ansiedade de ter de decidir quem sairá para a entrada de Neymar, que só deverá acontecer de forma efetiva na Copa, neste momento. Tomou a decisão ao ouvir conselhos de pessoas mais experientes. “Fico na expectativa, aí caio na real. Pego um pouco da experiência do Zagallo e do Parreira. Eles me disseram que a trajetória da Copa vai mostrando, vai te dando essa condição de observar. Tomara que eu tenha competência sem premeditar, sem arrumar lugar para ninguém.”

O treinador também deu a entender que pode mudar a equipe de acordo com as características do adversário ou as condições do jogo. “Tem que saber que em momentos o adversário vai estar melhor, que ela passe por essas etapas e eu controle minha ansiedade para não antecipar nada.”

Questionado por fechar os treinos da seleção de uma maneira mais incisiva que seus antecessores, Tite defendeu sua posição. “A decisão é do técnico, é minha. Respeito muito o trabalho de vocês (jornalistas), sei que se municiam de informações e tentamos um ponto de equilíbrio para ter privacidade também para na hora de fazer uma substituição e dar uma dura”, disse. “Eu não estou sempre bem humorado. Não estou todo dia assim. Daqui a pouco tem um problema com o Neymar, imagina como isso iria ecoar”, acrescentou, argumentando que permite o acesso dos jornalistas em momentos importantes. Deu como exemplo o treino de quinta-feira. “Quer ver exemplo, na quinta, na parte inicial do trabalho, estava definida a equipe para vocês gravarem.”

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar sobre uma suposta bomba em...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em flagrante por policiais das Equipes...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...
Fundação Jose Silveira

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no...

Bienal do Livro Bahia 2024: Olívia Santana será um dos destaques do Encontro com a Autora

A autora e deputada estadual Olívia Santana participará da Bienal do Livro Bahia 2024, nos dias 27 de abril,...