Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

STF decide: punição a corruptos tem prazo de validade

Apesar da suspensão do julgamento do recurso com repercussão geral no Supremo Tribunal Federal (STF), a maioria já decidiu manter a ocorrência de prescrição, fixando o prazo de cinco anos para cobrança dos prejuízos causados pelos agentes públicos, no caso de atos de improbidade administrativa.

A decisão vai de encontro ao momento histórico que estamos vivendo, cujo cupim da corrupção se instalou nas instituições brasileiras. Mais uma vez o Tribunal que representa a última instância da justiça brasileira, desdoura sua própria causa de existir, qual seja: fazer justiça.
No Recurso Extraordinário (RE) 852475, fora questionado acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que declarou a prescrição de ação civil pública movida contra funcionários da prefeitura de Palmares Paulista, envolvidos em processo de licitação considerado irregular, e extinguiu a ação.

A relatoria da aludida questão, coube ao ministro Alexandre de Moraes, tendo decidido pela validade do prazo prescricional para o poder público cobrar o ressarcimento dos prejuízos causados à administração pública. Fundamentou seu entendimento que o poder punitivo do estado não pode ser exercido indefinidamente. Votaram contra Edson Fachin e Rosa Weber.

O ministro Barroso, que votou com o relator, fundamentou o seu voto com a visão míope da questão que estava a ser discutida, ao afirmar que “esses números são tão pífios que chega a ser bizarro que essa matéria, prejuízo de R$ 8.000,00 seja discutida no STF. Ora… a questão não era do. valor em si, mas a repercussão geral do recurso, o que isto significa??? a aludida decisão servirá de parâmetro para as demais em todo o país.

Ademais, o crime de corrupção tem se alastrado no nosso país de forma epidemiológica. Alguns estudiosos da criminologia chamam o direito penal de “direito premial”, em virtude de que o delinquente é “premiado“ ao receber uma pena, visto que a maioria fica impune. A maneira mais eficaz de combate à corrupção e às demais modalidades de criminalidade é combater o produto do crime, ou seja, numa linguagem popular, é correr atrás do lucro obtido pelo transgressor com atividade ilícita. Ao revés até mesmo encarcerado ele continuará comandando os seus iguais, e ainda mais, com dinheiro recrutará mais pessoas para sua associação criminosa.

É triste, muito triste, a referida decisão do STF, que irá beneficiar uma legião de corruptos, que se locupletaram do dinheiro do povo brasileiro, que no dia a dia para sobreviver derrama suor e lágrimas. Se colocássemos chocalhos em corruptos, o Brasil pararia, agitado pelo som metálico, monótono e ensurdecedor.

placido faria

Plácido Faria
Advogado e comentarista político
placidofaria@yahoo.com.br

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar sobre o desafio de promover...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira (22) o ministro da Fazenda,...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

XIX Encontro de Economia Baiana: inscrições vão até amanhã (23)

Nos próximos dias 24 e 25 de abril, o XIX Encontro de Economia Baiana vai reunir especialistas para conversar...

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve ataque externo na invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Tesouro Nacional, disse nesta segunda-feira...

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo...

Dono de padaria sequestrado no IAPI é libertado

Um empresário conhecido como "Nilton da Padaria" foi sequestrado no início da manhã desta segunda-feira (22/04), no bairro do...