TSE publica registros e prazo para impugnar candidaturas é aberto

O Diário da Justiça do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já publicou edital com os pedidos de registro de todos os 13 candidatos à Presidência da República. A partir da data de publicação, abre-se prazo de cinco dias para que candidatos e coligações adversárias, bem como o Ministério Público Eleitoral (MPE), entrem com impugnações (contestações) contra as candidaturas.

Ao menos dois candidatos – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) – já tiveram suas candidaturas contestadas no TSE.

No caso de Bolsonaro, a contestação foi feita por um advogado, que questiona o fato de ele ser réu em ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF), o que entraria em conflito com regra da Constituição que prevê o afastamento do presidente caso ele venha a ter esse status jurídico. O questionamento, porém, foi feito por meio de uma petição e não cita lei ou norma que impeça réus de serem candidatos.

Caberá ao relator do registro de candidatura de Bolsonaro, ministro Napoleão Nunes Maia, decidir sobre a controvérsia.

Em relação a Lula, ao menos sete contestações foram apresentadas desde quarta-feira (15), quando o PT registrou a candidatura do ex-presidente. Duas delas foram feitas por candidatos ou partidos adversários – Jair Bolsonaro, candidato do PSL, e Partido Novo, cujo presidenciável é João Amoêdo.

Ainda na quarta, a procuradora-geral da República se adiantou à publicação do edital com o registro de Lula, protocolando antecipadamente uma impugnação contra o candidato. Ela argumentou que o ex-presidente não é elegível, por ter sido condenado em segunda instância pela Justiça Federal e, portanto, se enquadrar nos critérios da Lei da Ficha Limpa.

Ontem (16), a PGR entrou ainda com novo pedido para que o prazo de manifestação da defesa de Lula seja adiantado, numa tentativa de acelerar o processo.

Em tese, é necessário que se encerre o prazo para as impugnações, o que no caso de Lula ocorrerá em 22 de agosto, para que comece a contar o prazo de sete dias para a manifestação da defesa contra os questionamentos. Caberá ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo do registro do ex-presidente, decidir sobre o rito a ser seguido.

Preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, Lula defende seu direito de ser candidato por ainda ter recursos contra sua condenação pendentes de julgamento nas instâncias superiores da Justiça. A defesa do ex-presidente busca conferir um efeito suspensivo sobre a condenação para libertá-lo e quer que o TSE o permita que ele dispute as eleições enquanto não se define sua situação jurídica.

Policial civil é demitido após espancar mulher e usar cocaína em hotel

O policial civil Ricardo Soubhi Saba, de 45 anos, foi demitido da corporação após agredir uma mulher em um hotel localizado na rua Augusta,...

Irmã de Neymar descobre festas e nova traição de Gabigol

Após quase seis meses desde a reconciliação mais recente, Rafaella Santos decidiu colocar um ponto final definitivo em seu relacionamento com Gabigol. Fontes próximas...
Pefeitura Municipal de Salvador

Policial civil é demitido após espancar mulher e usar cocaína em hotel

O policial civil Ricardo Soubhi Saba, de 45 anos, foi demitido da corporação após agredir uma mulher em um...
Fundação Jose Silveira

Policial civil é demitido após espancar mulher e usar cocaína em hotel

O policial civil Ricardo Soubhi Saba, de 45 anos, foi demitido da corporação após agredir uma mulher em um...

Irmã de Neymar descobre festas e nova traição de Gabigol

Após quase seis meses desde a reconciliação mais recente, Rafaella Santos decidiu colocar um ponto final definitivo em seu...

Aos 61 anos, galã de Vale Tudo oficializa namoro com jovem de 19

Conhecido por papéis marcantes em novelas como Vale Tudo, Tieta e Cobras & Lagartos, o ator Edson Fieschi celebrou...

Ceará afunda Sport e garante mais uma rodada no G6 do Brasileirão

O Ceará segue entre os seis primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, o chamado G6, que dá vaga à próxima...