Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Próximo presidente do Brasil enfrentará pressão dos mercados e urgências sociais

O próximo presidente do Brasil enfrentará desde o primeiro dia de mandato uma enorme pressão dos mercados para prosseguir com a política de ajustes fiscais, em um país com cerca de 13 milhões de desempregados e boa parte da população com carências sociais de todos os tipos.

“Por um ajuste justo com crescimento compartilhado” é o título de um relatório do Banco Mundial apresentado aos 13 candidatos das eleições de 7 de outubro, com uma lista de recomendações que parecem um tanto ilusórias diante da extensão da crise econômica, política e de segurança que põe à prova a credibilidade desta jovem democracia.

Segundo o relatório, o Brasil “enfrenta três desafios principais: seu grande desequilíbrio fiscal, a falta do crescimento sustentado da produtividade e a dificuldade de oferecer serviços públicos básicos”.

O Brasil tem “uma parte da população que ainda está no século XIX e outra que já está no século XXI. A gente não pode esquecer” da primeira, que vive sem saneamento básico, tem níveis de educação muito baixos e enfrenta “níveis de violência que são de guerra”, afirma Marcelo Neri, ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (2013-2015) e atual diretor do centro de políticas sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social).

Neri defende um “caminho do meio” entre quem preconiza a austeridade para fechar os déficits deixados por dois anos de recessão (2015 e 2016) e outros dois de crescimento fraco e os que pensam que essa receita pode acabar de matar o paciente.

O endividamento do Estado passou de 56,3% do PIB no fim de 2014 a 77%,3 em agosto deste ano e, segundo as projeções do BM, esse nível se estabilizará se o Brasil conseguir um improvável crescimento econômico de 4% por ano até 2030. Sem reformas estruturais profundas, a dívida poderia chegar a 140% do PIB, estima a organização internacional.

– “Vender terreno na Lua”

O presidente Michel Temer congelou os gastos públicos durante 20 anos, entre outras medidas de austeridade, mas deixou pendente a delicada reforma da previdência, considerada pelos mercados como a pedra angular do saneamento das contas.

O projeto impõe uma idade mínima de aposentadoria (atualmente existe a possibilidade de se aposentar com base nos anos de contribuição) e unifica o regime do setor privado e dos funcionários públicos, mais vantajoso. O governo o apresenta como uma tentativa de “reduzir as desigualdades”.

Essa reforma “é importante, mas não é suficiente. O déficit fiscal é muito pior que isso”, alerta Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005) e atual presidente do Insper, um instituto de ensino e pesquisa nas áreas de administração e negócios.

A maioria dos candidatos propõe algum tipo de reforma da previdência e de programa de contenção dos déficits, sem entrar demais em números que poderiam fazer com que perdessem votos.

O candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro, que lidera as pesquisas para o primeiro turno, preconiza uma transição para um sistema de aposentadoria por capitalização e uma redução de 20% da dívida pública “mediante privatizações, concessões” e a venda de propriedades da União.

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Fernando Haddad, em segundo lugar nas pesquisas, propõe “interromper as privatizações” e afirma ser possível equilibrar as contas “a partir do retorno do emprego” e do combate à sonegação fiscal.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin promete “eliminar o déficit público em dois anos” mediante privatizações e uma simplificação tributária.

É preocupante “uma campanha em que os problemas mais prementes são afastados do debate em troca de soluções que reproduzem o desastre que o país viveu nos últimos anos ou que prometem vender terreno na Lua”, diz Marcos Lisboa.

Para o economista, existem “possibilidades de construir uma solução negociada” para uma reforma da previdência e tributária, “mas falta uma agenda politica que consiga coordenar e definir prioridades”.

– ‘Mandela brasileiro’ –

Nesta campanha, a mais polarizada desde o fim do regime militar (1964-85), os dois favoritos são também os que têm o maior índice de rejeição, o que poderia ameaçar a governabilidade de quem tomar posse em 1º de janeiro de 2019.

A crise, entretanto, continua destruindo rendas e vidas, no nono país mais desigual do mundo, segundo o índice Gini do Banco Mundial.

No fim de 2017, 23,3 milhões de brasileiros, de um total de 208 milhões, viviam abaixo da linha da pobreza, 6,27 milhões a mais (+33%) que no fim de 2014, segundo um estudo da FGV Social.

O próximo presidente terá a tarefa titânica de tentar cicatrizar as feridas de uma população descrente em relação aos seus dirigentes, após anos de escândalos de corrupção.

O “país precisa ser integrado e acho que até agora as eleições não apontam para essa direção”, comenta Marcelo Neri. Precisamos de “um Nelson Mandela, alguém que consiga perdoar e ter visão do país no futuro. Acho que isso é possível (…), mas não acho que seja simples”, conclui.

Fundação Jose Silveira
Prefeitura Municipal de Savaldor

Vigilância Sanitária capacita comerciantes de Salvador para comércio de alimentos típicos da Semana Santa

Com o objetivo de fortalecer a cultura da prevenção em saúde, sobretudo na época dos festejos da Semana Santa...