Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Empreendedores de comunidades carentes expõem negócios no Parque Social

Transformar problemas sociais em oportunidade de negócio tem sido a realidade de muitos empreendedores de comunidades carentes da capital baiana. É o caso de Pedrício Texeira Barros, ou Orni Barros, como é conhecido no Nordeste de Amaralina, onde mora, empreendedor que vem produzindo lixeiras e pranchas de stand up paddle com garrafas pets recolhidas das praias.

Ele e outros nove empreendedores mostraram, nesta quinta-feira (22), como ideias de impacto social podem ser colocadas em prática durante a Rodada de Negócios do Programa Comunidade Empreende (PCE), que ocorreu no auditório do Parque Social. O evento reuniu empresários, gestores de órgãos vinculados à Prefeitura, educadores sociais, além de jovens aprendizes integrantes de projetos.

Na abertura do encontro, a diretora-presidente da ONG Parque Social, Rosário Magalhães, falou que o PCE tem atuado em Salvador desde 2014 com a perspectiva do desenvolvimento local e sustentável. “O programa tem buscado a valorização dos ativos e talentos da comunidade, sempre enxergado os problemas como solução. Negócios que ao mesmo tempo são sustentáveis e tragam melhoria e qualidade de vida para todos”, disse.

“Aliado ao aprendizado, o empreendedorismo é uma grande mola propulsora de desenvolvimento, diante de toda a crise econômica e do quadro de dificuldades”, acrescentou a gestora. O presidente do Instituto Camargo Corrêa, Kalil Farran, frisou que o mundo dos negócios mudou nos últimos anos e agora é a chance das pequenas empresas se destacarem com a geração de emprego e renda.

A rodada de negócios é resultado de seis meses de uma capacitação ofertada pelo PCE, que é desenvolvido no município pelo Parque Social em parceria com o Instituto Camargo Correa e Prefeitura. O programa é destinado a empreendedores ou a pessoas que desejam empreender nas regiões do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, região que envolve cerca de 80 mil pessoas. É a terceira área a receber o PCE, que teve a primeira edição no Bairro da Paz (2014-2015), seguida pelo Centro Histórico (2015-2016). Neste ano, mais de 60 empreendedores foram beneficiados com capacitações, que envolvem instrutorias, oficinas, bate-papos e mentorias durante um ano.

Negócios – Os 10 empreendedores que se apresentaram hoje receberão mentorias individuais até janeiro. Todos explanaram características de seus empreendimentos sociais, áreas de atuação, despesas, receitas e contrapartidas. O intuito foi atrair potenciais compradores, investidores e clientes, gerando oportunidades comerciais e de fortalecimento de imagem.

Orni, que é idealizador do“100 Garrafas”, pretende angariar recursos com venda e aluguel das pranchas e lixeiras fabricadas com garrafas pets reaproveitáveis para abrir uma escola de surfe e desenvolver projetos de educação ambiental, voltados para crianças e adolescentes em unidades de ensino e espaços públicos.

Já Alan do Carmo Oliveira é o criador de uma rádio web e do portal de notícias “A Voz do Axé”. Ele contou que espera captar parcerias para ampliar o público com a divulgação de fatos e eventos que acontecem na região de Nordeste de Amaralina. As mídias criadas por ele têm foco na valorização da religião e cultura de matriz africana.

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista, chamou a atenção dos moradores...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos. O município, que retirou o...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...
Prefeitura Porto Seguro

CONQUISTA: PM flagra motociclista bagunçando o trânsito e descobre 230 porções de cocaína com ele

A forma que um homem conduzia uma motocicleta por volta das 17h desta quinta-feira (28/03), em Vitória da Conquista,...

ANIVERSÁRIO DE SALVADOR: confira dados sobre a capital baiana que você ainda não sabia

A cidade de São Salvador foi fundada em 29 de março de 1549 e, neste sábado, comemora 475 anos....

Bahia passa a contar com Delegacia de Combate à Corrupção

A Bahia passa a contar com mais um importante equipamento especializado para o enfrentamento à criminalidade, com a criação...

CÃOPANHEIRO: bebê de 1 ano foge e é encontrado na rua com “proteção” de cachorro caramelo

Uma criança de um ano e oito meses, vestindo apenas uma fralda, foi encontrada caminhando junto com um cachorro...