Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Passada a eleição, é hora de o Judiciário se recolher, diz Toffoli

A realidade brasileira levou o Judiciário a ter maior atuação na sociedade, mas agora, encerrada a eleição, é hora de se recolher, afirmou o presidente do STF, Dias Toffoli, neste domingo (2).

O ministro foi um dos palestrantes dos Seminários da Feiticeira 2018, evento organizado pelo advogado e professor Tercio Sampaio em Ilhabela (SP).

Em seu discurso, Toffoli analisou as mudanças nas configurações da Justiça, e do STF em particular, após a Constituição de 1988. A ampla garantia de direitos expressos na Carta Magna acarretou, explica, a criação de uma série de acessos à Justiça para garantir esses mesmos direitos.

A isso se devem, entre outros fatores, os maiores poderes concedidos ao Ministério Público, para capacitá-lo a defender essas normas, em relação a outros países.

Empoderada, diz o ministro, a sociedade passou a exigir seus direitos garantidos por lei. As frustrações no usufruto deles passaram a desaguar na Justiça, sobretudo no STF.

“A judicialização da política e um dado da realidade. O Judiciário se transformou como se saísse da estufa. Seu papel mudou. Suas decisões se espraiaram para além dos casos concretos e passaram a se irradiar para toda a sociedade”, disse Toffoli.

Esse quadro, continua ele, acentuou-se com as crises políticas dos últimos anos. O ministro elencou os principais pontos: a corrupção alastrada revelada pela Lava Jato, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), as duas denúncias do Ministério Público contra Michel Temer (MDB), a prisão de Lula (PT), a greve de caminhoneiros, a conturbada eleição presidencial deste ano. Todos fatos que passaram pelo Judiciário, em especial pelo STF.

O Supremo ganhou então um protagonismo ainda mais evidente: para além de garantir direitos, cabia a ele também dar perspectivas futuras para a sociedade.

Isso, na visão do ministro, é reflexo do fracasso das instituições, dos demais Poderes, um fracasso da sociedade em resolver seus conflitos.

“A realidade nos obrigou a isso, e acho que não faltamos à sociedade. O produto final foi positivo. O Supremo foi o fio condutor da estabilidade”, diz o ministro.

A perspectiva agora de Toffoli, passada a eleição, é de inflexão nesse processo. “É hora de o Judiciário se recolher. É preciso que a política volte a liderar o desenvolvimento do país e as perspectivas de ação”

Isso não significaria que o STF deva se omitir. Cabe à corte voltar a seu papel tradicional de garantir os direitos individuais e coletivos.

Numa metáfora futebolística, resumiu: “Temos de deixar de querer marcar gol. Vamos ser zagueiros, garantir o que está no livro. A política deve voltar a ocupar seu papel”.

Toffoli também apresentou propostas para sua gestão no STF. Uma das principais é apresentar em breve toda a pauta de votação do primeiro semestre do próximo ano. Hoje, o roteiro é divulgado mês a mês.Outra meta é dar prioridade aos processos já iniciados, mas com julgamento interrompido por pedidos de vista -segundo o ministro, são 113 casos nesta situação.

Também pretende normatizar a classificação dos processos e facilitar a consulta a estatísticas do STF.De forma geral, ressaltou, a intenção é reforçar a transparência, a eficiência e o sentido de colegialidade do Supremo.

Reconhecimento Facial alcança três foragidos na segunda noite da Micareta de Feira

Um homicida e dois procurados por dívida de pensão foram flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP na segunda noite da Micareta de...

TUDO EM ORDEM! Davi acaba com rumores de término e garante: “é minha nega”

Vencedor do Big Brother Brasil 24, Davi Brito quebrou o silêncio e afirmou que continua casado com Mani Rêgo. A fala aconteceu durante sua...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Reconhecimento Facial alcança três foragidos na segunda noite da Micareta de Feira

Um homicida e dois procurados por dívida de pensão foram flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP na...
Fundação Jose Silveira

Reconhecimento Facial alcança três foragidos na segunda noite da Micareta de Feira

Um homicida e dois procurados por dívida de pensão foram flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da SSP na...

TUDO EM ORDEM! Davi acaba com rumores de término e garante: “é minha nega”

Vencedor do Big Brother Brasil 24, Davi Brito quebrou o silêncio e afirmou que continua casado com Mani Rêgo....

NÃO ENTRA! 177 objetos já foram apreendidos nos portais de abordagem na Micareta de Feira

Das 05h de sexta-feira (19/04) às 05h deste sábado (20/04), 112 objetos proibidos foram retidos pela Polícia Militar da...

DEU RUIM NO FERRY: Rampa que conecta carros a navio quebra e atrapalha travessia

Os passageiros que tentaram atravessar da Ilha de Itaparica para Salvador com seus próprios carros tiveram um problema ao...