Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Estresse dos animais: confira dicas para reduzir o problema nas datas festivas

Reunir família e amigos em casa nas datas comemorativas é sempre bom, mas será que seu cão ou gato estão devidamente preparados para a festança? Com a audição mais aguçada que a dos humanos, os animais de estimação podem sentir-se ameaçados e em pânico.

“Muitas pessoas não recebem ninguém em casa durante o ano inteiro e de repente têm 20 pessoas naquele espaço. Os animais ficam assustados ou mais agressivos, e tentam proteger aquele que consideram ser o seu território e ambiente”, diz o especialista em comportamento animal e treinador Cleber Santos, dono do centro de treino canino brasileiro ComportPet.

O profissional explica que a audição dos cães é dez vezes mais aguçada do que a dos humanos. Se o animal não estiver habituado a fogos de artifício, por exemplo, vai ficar com medo por achar que o barulho é proveniente de algo que está acontecendo dentro no espaço onde se encontra.

Exaltado, o animal pode se assustar ao tentar fugir ou esconder-se, entrando em compartimentos de difícil acesso ou, em casos extremos, saltando da varanda de um prédio, por exemplo.

Segundo Amanda Peres, veterinária da área de Segurança e Confiança da DogHero, o estrondo repentino dos fogos é o problema. “O objetivo é distrair o animal para que este não foque a sua atenção no barulho”, diz, aconselhando os donos a deixarem as janelas e cortinas fechadas, de modo a amenizar o som.

Descubra em baixo algumas dicas para diminuir o estresse dos bichos de estimação durante as datas festivas:

Evite deixar o animal sozinho

“O bicho necessita de alguém de confiança, o dono ou alguém que conheça”, orienta Amanda Peres. Deixá-lo sozinho pode aumentar o estresse e o instinto de fuga. 

Acostume o animal com a situação

No caso de fogos de artifício, o treinador diz que há CDs que reproduzem o som dos estouros e podem servir para treinar os animais. Ele recomenda começar o treinamento entre dois a três meses antes das festas.

Feche portas e janelas

Fugir é uma das primeiras reações dos animais de estimação quando estão assustados ou se sentem ameaçados. Os especialistas orientam bloquear as passagens para evitar possíveis acidentes.

Distraia o animal

Santos indica deixar a alimentação do animal para quando o barulho ou a reunião de pessoas ocorrer. Isso irá distraí-lo e fazer com que o bicho associe o som a algo positivo.

Canse o animal durante o dia

Como as comemorações ocorrem, geralmente, no período da noite, a dica favorece a tranquilidade na ocasião. “Ele terá menos energia para tentar fugir ou se ferir”, avalia Santos.

Deixe o animal seguro

Na tentação de fugir, é importante que haja um espaço para que o seu companheiro de quatro patas se sinta confortável. Pode ser a casinha ou um quarto ou divisão da casa onde costuma ficar. Amanda indica deixar os brinquedos ou a comida próximos também e retirar do caminho qualquer objeto que o possa ferir. O mais importante, segundo ela, é deixar o bicho confortável até que se sinta seguro para sair, e sem nunca o forçar. 

Use coleira

O artefato pode ser considerado quando muitas pessoas se reúnem na casa. Cleber Santos sugere deixar o animal com coleira por cerca de 30 minutos, até que este fique mais tranquilo e se acostume às visitas. Enquanto isso, é importante deixá-lo livre, não no colo, e apresentá-lo às pessoas ou oferecer algum petisco para gerar uma associação positiva.

Dar carinho nem sempre é o melhor

“Não é indicado, porque o animal vai entender que, quando tiver medo, terá colo. Ele vai ter cada vez mais medo só para ter o colo”, explica Santos. A veterinária diz ainda que dar colo pode ainda transmitir ao animal a mensagem de que ele realmente está em perigo e precisa de ser protegido. 

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar sobre uma suposta bomba em...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em flagrante por policiais das Equipes...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

BRINCADEIRA DE MAU GOSTO: Influenciadores brincam sobre bomba em avião e voo é cancelado pela PF

O que era pra ser uma brincadeira acabou se tornando uma dor de cabeça: dois influenciadores começam a brincar...

Polícia Civil prende quatro suspeitos de sequestro de médico em Salvador

Quatro envolvidos no sequestro de um médico, no bairro da Pituba, na manhã de quinta-feira (25), foram presos em...

Homem é preso em flagrante por arrombamento no Barbalho

Policiais militares da 2ª CIPM prenderam em flagrante um criminoso responsável por arrombar e furtar um estabelecimento comercial no...

Bienal do Livro Bahia 2024: Olívia Santana será um dos destaques do Encontro com a Autora

A autora e deputada estadual Olívia Santana participará da Bienal do Livro Bahia 2024, nos dias 27 de abril,...