Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Casa de Acolhimento vai abrigar 60 filhos de ambulantes durante festa de Iemanjá

Os ambulantes e catadores que têm filhos com idades de 0 a 17 anos terão mais tranquilidade para trabalhar durante a festa de Iemanjá, neste sábado (2). A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), montará mais uma vez um espaço de convivência com capacidade para 60 crianças e adolescentes. Desta vez, o local será na Escola Municipal Hercília Moreira, na Rua Monte Conselho, 121, Rio Vermelho. A garotada terá direito a seis refeições diárias, brincadeiras e atividades lúdicas.

A secretária da SPMJ, Cristina Argiles, afirma que a Casa de Acolhimento é a melhor alternativa para vendedores ambulantes e catadores de latinhas que possuem filhos e não têm onde deixá-los enquanto trabalham no evento. “Temos a preocupação de montar toda essa estrutura para acolher e proteger crianças e adolescentes, enquanto pais e mães exercem atividades”, frisa, lembrando o sucesso da iniciativa no Festival Virada Salvador 2019.

A estrutura montada terá equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais, além da equipe de coordenação da SPMJ. Quem quiser deixar a criança na casa de acolhimento, basta se dirigir à escola portando Certidão de Nascimento do menor, RG e comprovante de residência, além dos documentos do responsável legal.

A iniciativa faz parte das ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como o Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Salvador. “Lutamos muito para combater o trabalho infantil. Fica aqui o nosso alerta para as famílias que vão trabalhar e levam os filhos para ajudar na tarefa. Isso fere os Direitos da Criança e do Adolescente. Temos uma equipe qualificada para cuidar das crianças, que em vez de estarem ruas, em um ambiente hostil, em um ambiente vulnerável, estarão sob nossos cuidados, com boa alimentação, higiene e atividades lúdicas”, assinalou a secretária.

Fuzuê, Furdunço e Carnaval – No período pré-carnavalesco, como Fuzuê e Furdunço, o público infanto-juvenil poderá ficar na Escola Municipal Casa da Amizade, em Ondina. De 27 de fevereiro a 6 de março, durante o Carnaval, haverá acolhimento de 400 crianças e adolescentes em quatro unidades: na Escola Municipal Casa da Amizade (Ondina), na Escola Municipal Hercília Moreira (Rio Vermelho), no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré) e Colégio Estadual Senhor do Bonfim (Barris).

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil do estado,...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município de Firmino Alves. Durante patrulhamento no...

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...
Fundação Jose Silveira

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul já afetaram 510.585 pessoas, segundo balanço divulgado...

Suspeito de tráfico é preso pela PM em Firmino Alves

Uma guarnição da Cipe Sudoeste prendeu, na tarde de sexta-feira (3), um suspeito de tráfico de drogas no município...

‘NEM O TEMPO CURA’: Thales Bretas posta texto emocionante sobre os três anos da morte de Paulo Gustavo

Thales Bretas, viúvo do humorista Paulo Gustavo, escreveu um texto emocionante sobre os três anos sem o marido, que...

Juazeiro conquista mais uma ambulância através do deputado Jordávio Ramos

O município de Juazeiro vai receber mais uma ambulância, através do deputado estadual, Jordávio Ramos. Nesta segunda-feira (6), a...