Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Senadores retomam sessão que decidirá próximo presidente da Casa

O senador José Maranhão (MDB-PB) abriu por volta das 11h45 a sessão que vai eleger o presidente da Casa pelos próximos dois anos. A primeira providência foi a leitura da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, pela votação secreta no plenário do Senado. A leitura da decisão foi feita pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE). Maranhão conduzirá a sessão por ser o senador mais velho da Casa.

São candidatos à Presidência da Casa o senadores Alvaro Dias (Pode-PR), Ângelo Coronel (PSD-BA), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Fernando Collor (Pros-AL), Major Olímpio (PSL-SP), Renan Calheiros (MDB-AL), Reguffe (sem partido-DF) e Espiridião Amin (PP-SC).

Impasse
Ontem (1º), os senadores decidiram que a votação para presidente do Senado seria aberta, em sessão conduzida por Davi Alcolumbre (DEM-AP). A decisão, no entanto, foi questionada na Justiça pelos partidos políticos Solidariedade e MDB.

A reunião para a escolha da Mesa Diretora do Senado foi adiada após cinco horas de discussões. O impasse se deu em torno da decisão pelo voto aberto. A sessão foi marcada por reações acaloradas de senadores, vários dos quais não aceitaram a mudança do rito para escolha do novo presidente.

A própria presidência interina de Alcolumbre foi questionada por senadores do MDB, pois ele também é candidato ao comando do Senado.

O clima de tensão se agravou quando Kátia Abreu (MDB-TO) tirou da Mesa a pasta com o roteiro de condução da sessão. “Por favor, me devolva a pasta, senadora”, pediu Alcolumbre. “Não devolvo. Vem tomar. Você não pode estar aí”, respondeu a senadora. Sem acordo, a sessão foi suspensa e remarcada para hoje.

Divergências
Antes do início da sessão de hoje, Maranhão lamentou a confusão instaurada na sexta. Para ele, o povo brasileiro não merecia um episódio “tão deplorável”. Além disso, criticou a decisão de Alcolumbre de se manter na presidência da sessão mesmo tendo a intenção de ser candidato. “Ele afrontou o regimento, os costumes, a ética na política e tudo que aconteceu foi aquele espetáculo lamentável. O povo não merecia um episódio tão deplorável quanto o de ontem”.

Para ele, o STF apenas seguiu o regimento interno. “A decisão do STF também será respeitada, que é uma decisão consonante com o regimento.”

Já o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) classificou a decisão do ministro Dias Toffoli como “absurda”. “O pedido de anulação da votação pelo voto aberto foi impetrado a 1 hora da manhã. Uma estranha liminar foi concedida as 3h45. Não há tempo hábil [para análise do pedido]”, disse Rodrigues, defendendo que a decisão do ministro do STF seja cumprida “por mais esdrúxula e absurda que ela seja”.

“Vamos cumprir a decisão judicial, mas tem que ser garantido aos senadores que quiserem a faculdade de apresentarem seu voto”, acrescentou Rodrigues.

Para o senador Telmário Mota (Pros-RR), a decisão do Supremo foi acertada para o momento, mas deve ocorrer uma discussão para mudança do regimento interno e previsão de voto aberto nas próximas eleições.

Quarta rodada do Brasileirão começa com três jogos neste sábado

Três partidas vão abrir a quarta rodada do Brasileirão Betano neste sábado (27). O jogo de abertura será disputado entre Vasco e Criciúma, às...

PERDEU CONTROLE DO VEICULO: Motorista invade condomínio em Cajazeiras XI e deixa dois feridos

Um motorista perdeu o controle do veículo e derrubou o muro de um condomínio residencial no bairro de Cajazeiras XI, em Salvador. Segundo fontes...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Quarta rodada do Brasileirão começa com três jogos neste sábado

Três partidas vão abrir a quarta rodada do Brasileirão Betano neste sábado (27). O jogo de abertura será disputado...
Fundação Jose Silveira

Quarta rodada do Brasileirão começa com três jogos neste sábado

Três partidas vão abrir a quarta rodada do Brasileirão Betano neste sábado (27). O jogo de abertura será disputado...

PERDEU CONTROLE DO VEICULO: Motorista invade condomínio em Cajazeiras XI e deixa dois feridos

Um motorista perdeu o controle do veículo e derrubou o muro de um condomínio residencial no bairro de Cajazeiras...

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 milhões neste sábado (27)

O concurso 2.718 da Mega-Senaa sorteia, neste sábado (27/04), prêmio estimado em R$ 3 milhões. As seis dezenas serão...

Escassez de maconha em SP após ações policiais, racha no PCC e entressafra

Usuários de maconha relataram que há escassez da droga, do tipo prensada, em São Paulo. A situação vem...