Na Alba, deputados discutem temas da pauta nacional que afetam a região Nordeste

A reforma da Previdência, um novo pacto federativo, a integração entre TVs e rádios legislativas e os preços abusivos das passagens aéreas foram os temas do IV Encontro dos Presidentes das Assembleias Legislativas do Nordeste (ParlaNordeste). O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), no Plenário Orlando Spínola, no Legislativo baiano, e culminou na elaboração da “Carta de Salvador”, documento que será encaminhado aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM); e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), à bancada de deputados federais nordestinos e a órgãos da administração pública.

Anfitrião do encontro, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Nelson Leal (PP), enalteceu a união dos parlamentos nordestinos e afirmou que a unidade fortalece a apresentação de demandas no Congresso Nacional. Para o legislador, a reforma previdenciária é importante e necessária, mas precisa de ajustes, como a manutenção do benefício de prestação continuada (BPC). “A reforma é importantíssima para os estados e municípios. Na Bahia, a injeção do BPC é maior do que o aporte do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em muitas cidades”, apontou.

Ainda segundo Leal, o pacto federativo atual é “uma piada de mau gosto” da União com os demais entes federados. “A União concentra boa parte dos recursos”, frisou. No caso dos preços abusivos das passagens aéreas, o presidente da ALBA enfatizou a necessidade de buscar reduzir os valores para evitar danos ao turismo. “Estamos vendo preços inacreditáveis, estamos indo na contramão do mercado internacional. Como vamos incentivar a indústria do turismo no Nordeste sem condições de competição?”, indagou.

Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e do ParlaNordeste, o deputado Othelino Neto (PC do B) defendeu o fortalecimento da união dos estados nordestinos em torno de pautas comuns. Em sua fala, o legislador deu um exemplo de resultado prático da articulação do colegiado. “Em reunião no Senado, tivemos a garantia do presidente, senador Davi Alcolumbre, de que o Banco do Nordeste (BNB) não será unificado ao BNDES. “A cada reunião, vão surgindo temas, sugestões. Espero que daqui saiam decisões que protegerão o nosso belo e sofrido povo do Nordeste”, desejou.

Chefe do Legislativo do Piauí, o deputado Themístocles Filho (MDB) defendeu a ampliação das TVs e rádios legislativas. Segundo o parlamentar, em seu estado, a TV Assembleia possui programação em operadoras como SKY, NET, Vivo, mas há uma dificuldade em conseguir a inserção em canais mais acessíveis. “A gente só consegue colocar a TV em números distantes como 300, dificilmente disponibilizam um canal como 10 ou 15”, explicou, convocando os colegas para que verifiquem como está a programação em seus respectivos estados.

José Sarto (PDT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, propôs o debate da questão da segurança hídrica, problema que assola seu estado. Em seguida, o chefe do Legislativo de Sergipe, Luciano Bispo, falou da situação econômica do Brasil com impactos no Nordeste e defendeu a discussão da reforma tributária. “Ela é fundamental para os estados e municípios”, frisou, recomendando aos parlamentares em Brasília que não tenham medo de enfrentar reformas. O deputado ainda destacou a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (PSL) autorizar o BNB a conceder empréstimos aos estados do Nordeste para impulsionar o desenvolvimento local.

O deputado Adriano Galdino, presidente da Casa Legislativa da Paraíba, afirmou que a Previdência precisa realmente de uma reforma, mas que a mesma tem que ser humanizada e com respeito às diferenças sociais. No caso do pacto federativo, Galdino também defendeu que o instrumento garanta mais recursos para os municípios, esfera em que residem os cidadãos. O parlamentar também teceu críticas ao aumento dos preços das passagens aéreas no país. “Os preços estavam congelados, mas bastou a Avianca quebrar para que as empresas elevassem os valores. Isso precisa ser investigado”, disse.

Marcelo Victor (SD), presidente do Legislativo de Alagoas, propôs ao colegiado a união em torno da apresentação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que institua o parlamentarismo nos estados. “Para que isso ocorra, precisamos que ao menos 14 assembleias aprovem a proposta”, disse, pedindo apoio das autoridades presentes. “Se fala muito na reforma política, mas não se fala em reforma político-administrativa. É disso que precisamos para que nossos estados tenham independência na decisão de temas próprios. O Parlamento tem que governar, o nosso representante tem que ser alguém que saia do Parlamento”, reiterou.

SUGESTÕES

Após a exposição dos presidentes de assembleias do Nordeste, alguns parlamentares apresentaram sugestões de temas a serem discutidos pelo colegiado. O deputado Eduardo Salles (PP) pediu que fosse abraçada a luta para derrubar um decreto presidencial publicado em dezembro. A medida, segundo o progressista, retirou o subsídio da energia elétrica voltado para a agricultura de irrigação. “O decreto assinado pelo então presidente Michel Temer acabou com o subsídio e aumentou a conta de energia em 43% para o pequeno irrigante. É um dano muito grande ao consumidor”, explicou Salles.

Em seguida, o deputado José de Arimateia (PRB) leu no plenário um documento em que pede o apoio do ParlaNordeste na busca por implantação de conselhos e fundos municipais voltados para os idosos. Na ALBA, o republicano é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

A deputada Ivana Bastos (PSD) utilizou o tempo de fala para sugerir a inclusão de quatro temas na pauta de discussão do ParlaNordeste. Além do pacto federativo, que já tem sido debatido entre os parlamentos nordestinos, a secretária geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativo (Unale) defende que a automutilação, o suicídio e o combate à violência contra mulher sejam incorporados como assuntos dos próximos encontros. Segundo Ivana, tem sido cada vez mais comum crianças tirarem a própria vida no Brasil. “Pasmem: quarenta e oito por cento dos suicídios é de crianças com idades entre 9 e 16 anos. A gente precisa discutir e ter políticas para combater isso. Eu acredito muito na união de forças e o Nordeste já deu passos importantes neste sentido”, afirmou.

A também deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) se manifestou a favor da inclusão na pauta do ParlaNordeste, que será levada ao Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que tem como objeto dar aos deputados estaduais a competência concorrente para legislar matérias que hoje somente podem ser legisladas pela União. Para a socialista, questões de relevância, como o preço abusivo das passagens aéreas, poderiam ser solucionadas com mais celeridade.

A parlamentar sugeriu ainda a discussão sobre o Sistema Unificado de Segurança Pública, com maior fatia do bolo arcada pelo Governo Federal; e o Programa Federal de Aeroportos Regionais (Profar), que chegou a tramitar no Congresso, durante o governo Dilma Rousseff (PT), e retirado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB). “Os aeroportos regionais fazem uma concorrência com a iniciativa privada e podem significar grandes melhorias na infraestrutura”, argumentou.

Deputado estadual pelo Maranhão, o parlamentar Rafael Leitoa (PDT) criticou a medida provisória (MP 868/18), que caducou esta semana. O texto da MP, que foi transformado em projeto de lei pelo relator, senador Tasso Jereissati, vai propiciar, segundo ele a privatização do serviço de água e esgoto ao alterar o marco legal do setor. Para o maranhense, a media vai promover resultados contrários aos descritos pelo Governo Federal, reduzindo, ao invés de aumentar, a qualidade dos serviços, sobretudo em bairros mais populares.

Por fim, a deputada Fátima Nunes (PT), última parlamentar a discursar no plenário da ALBA nesta sexta-feira, chamou a atenção para a necessidade do Nordeste se unir na luta contra os cortes na educação, realizados pela União este ano. A petista também reforçou as palavras de Leitoa ao defender a inclusão da água e saneamento nos trabalhos do ParlaNordeste.

As sugestões apresentadas pelos parlamentares ao final do evento foram registradas em ata e serão levadas para discussão nos próximos encontros. De forma conjunta, os legisladores definiram que a próxima edição será realizada em Aracaju, capital do estado de Sergipe, no dia 2 de agosto, após o recesso parlamentar do meio do ano.

Transalvador promove leilão com mais de 50 lotes de veículos conservados e sucatas

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promove no próximo dia 28 um leilão com mais de 40 veículos classificados como conservados, sucatas aproveitáveis...

Polícia Civil cumpre mandado em imóvel de PM suspeito de tentar matar investigador em Cajazeiras

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu na quinta-feira (17) um mandado de busca e apreensão...
Fundação Jose Silveira

Transalvador promove leilão com mais de 50 lotes de veículos conservados e sucatas

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promove no próximo dia 28 um leilão com mais de 40 veículos...

Transalvador promove leilão com mais de 50 lotes de veículos conservados e sucatas

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promove no próximo dia 28 um leilão com mais de 40 veículos...

Polícia Civil cumpre mandado em imóvel de PM suspeito de tentar matar investigador em Cajazeiras

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu na quinta-feira (17) um...

Transalvador promove leilão com mais de 50 lotes de veículos conservados e sucatas

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promove no próximo dia 28 um leilão com mais de 40 veículos...

ESTUDANTE PUXOU A FACA: Briga entre adolescentes quase termina em tragédia em Irecê

Uma briga entre adolescentes quase terminou em tragédia na saída de um colégio municipal em Irecê. Duas garotas, que...